Empresas tradicionais inovam com metodologias de Startups
Buscando crescimento, empresas tradicionais têm construído setores de inovação e grupos interdisciplinares inspiradores nos modelos de startups.
Setores tradicionais como a Agricultura, Construção Civil e a Logística têm se reinventado usando tecnologia. Como exemplo o setor de transportes e logística nacional, 75% da produção nacional utiliza a malha rodoviária como transporte.
O Brasil é o país com maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Empresas como a Gestran, especializada em gestão logística, passaram por um processo de reinvenção do fluxo de atividade interna para entregar o que o mercado busca.
Especializada em desenvolver software de gerenciamento de processos de transportadoras desde 1997, “prioriza o investimento em seus produtos e suas tecnologias, com objetivo de valorizar o tempo de seus clientes, simplificar os negócios e levar maiores resultados”, revela Paulo Raymundi, CEO da empresa.
Investindo em seu ERP e uma equipe técnica multidisciplinar, a desenvolvedora avaliou as necessidades de seus mais de 400 clientes e lançou em 2018 uma startup “uber de cargas”, e agora planeja para 2020 o lançamento de mais uma startup, uma plataforma especializada na gestão de frotas.
A Gestran renovou sua estrutura de marketing e tecnologia para fazer essa movimentação: conta com uma agência de growth marketing para potencializar seu resultado, além de usar metodologias ágeis no desenvolvimento de seus produtos.
A revolução digital trouxe um ritmo totalmente novo nas estruturas empresariais e permitiu o crescimento escalável das organizações. E esse é exatamente o espaço que empresas tradicionais buscam ocupar ao transformar seus produtos e serviços compatíveis ao mundo digital para alcançarem melhores resultados.
Para acompanhar o ritmo, é necessário apostar na colaboração: interna, com a própria equipe e externa, com a terceirização de setores e parcerias com empresas especializadas.
Saiba mais em: https://gestran.com.br