O objetivo é transformar as ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes da economia paranaense.
Estão abertas as inscrições para apresentação de projetos ao Programa Sinapse da Inovação Paraná. Trata-se de uma parceria entre a Fundação Araucária e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que pretende estimular a criatividade e o empreendedorismo. O programa é dividido em três fases e terá um investimento do Governo do Estado de até R$ 4 milhões.
Incentivo a novas criações paranaenses
O objetivo é transformar as ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes da economia paranaense.
O edital faz parte de um novo conjunto de iniciativas da Fundação Araucária, visando a construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná.
“Vamos priorizar a criação de riqueza e bem-estar ao cidadão paranaense, a partir do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. Sempre em harmonia com as demandas de desenvolvimento e as especificidades regionais do Estado”, disse o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Veja os setores econômicos mais relevantes
Com base na análise do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná feita pela Certi, as áreas e setores priorizados para serem apoiados com recursos financeiros de programa são os seguintes: Agronegócio, Biotecnologia, Construção Civil, Economia Criativa, Economia Verde, Educação, Eletroeletrônicos, Energia, Mecânica e Mecatrônica, Mobilidade e Transportes, Químico e Materiais, Saúde e Bem-Estar, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo.
O programa é dividido em três fases
Serão três fases eliminatórias em que os projetos devem ser submetidos. A primeira já está com inscrições abertas até o dia 3 de maio para a apresentação de ideias inovadoras. A divulgação dos projetos aprovados será em 10 de junho.
Na segunda serão submetidos os projetos de empreendimento de 10 a 24 de junho. O resultado será divulgado em 29 de julho.
A terceira e última fase receberá os projetos de fomento de 29 de julho a 12 de agosto. A divulgação do resultado final acontece até 27 de setembro.
Durante as três fases da seleção, os proponentes receberão capacitações presenciais ou online, com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes, para que possam aprimorar suas ideias e projetos.
Serão contemplados até cem projetos de inovação com recursos de até R$ 40 mil como subvenção econômica. As propostas deverão ser apresentadas por meio do Portal Sinapse da Inovação www.sinapsedainovação.com.br/pr.
Mais informações estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br no link programas no edital Sinapse da Inovação.