por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes

Segundo uma pesquisa realizada pelo TIC Domicílios, o número de brasileiros que usavam a internet em 2018 era de 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. E este número continua subindo.

Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso da população à ela, é cada vez mais comum que os serviços urbanos migrem para plataformas digitais.

A Agência de notícias do Paraná, anunciou a plataforma Governo Digital, que serve para facilitar a vida do cidadão. Trata-se de um portal onde as pessoas poderão emitir documentos e certidões, fazer consultas a processos, agendar atendimentos e acessar outros serviços sem a necessidade de ir a uma repartição pública.

Existem algumas cidades em que as vagas de estacionamento rotativo já podem ser gerenciadas por aplicativos, como Ponta Grossa e Curitiba. Agora, ao invés do uso de talões de papéis,  um sistema automático para checagem, pagamento e validação destas vagas é utilizado.

Estar Digital, saiba como funciona

Com o Estar Digital, o cidadão pode, através de seu celular ou mesmo no comércio local, acessar e escolher as opções de tempo (que pode ser fracionado de acordo com o município) em que deixará seu carro estacionado em uma vaga regulamentada.

Além da comodidade e praticidade gerada ao condutor, esta tecnologia possui diversas vantagens, como por exemplo, o fim da impressão de talões e blocos de multas. Ou seja, gera uma economia considerável aos cofres públicos e trata-se de uma solução sustentável.

Segundo Antônio Carlos de Sá, diretor da Estar Digital, o sistema também auxilia a fiscalização, gerando uma eficiência de até 85%.

“Sem o uso dos talões de papel, o sistema de fiscalização tem um incremento substancial, gerando agilidade no processo e uma transparência muito maior ao cidadão, pois todo o sistema é integrado e conectado. Atualmente, com o uso de talões, a eficiência fiscalizatória não chega a 20%”, diz Antônio.

Eficiência fiscalizatória

O diretor conta ainda que através de estudos realizados pela plataforma, de cada 10 vagas, apenas 1,5 vaga consegue ser monitorada em tempo real através do sistema via blocos de papel.

A automatização do estacionamento rotativo pode gerar à fiscalização um aumento de eficiência em até quatro vezes, beneficiando a democratização das vagas de estacionamento rotativo; a segurança do trânsito, com a detecção de infrações; e até mesmo à segurança urbana com o rastreamento de veículos clonados e roubados.

Tecnologia intuitiva: veja como usar

Como qualquer mudança envolvendo tecnologia, é comum a ocorrência de algumas dúvidas e perguntas sobre o uso do Estar Digital, como, por exemplo, o que fazer caso o usuário não tenha um Smartphone em mãos ou esteja sem um pacote de internet para acessar o aplicativo.

“Para esse tipo de situação, o acesso ao Estar Digital pode ser feito de outras maneiras. Uma delas é validando e pagando o uso da vaga na rede de comércio local através do sistema Pague Fácil, que credencia o comércio para recebimento do pagamento, que pode ser feito inclusive com cartão de crédito ou débito, algo que não ocorria com o talão”, explica Antônio.

Estar Digital: diretor afirma que o aplicativo aumenta em 4 vezes a eficiência fiscalizatória (imagem divulgação)

Uma outra opção é a compra e ativação do bônus automático. O usuário pode realizar pela internet ou na sede do órgão de controle local e autorizar a ativação automática para 30 minutos de uso.

Quando o agente fiscalizador checar a placa do veículo, o sistema automaticamente informará que este é um veículo habilitado e o valor referente aos 30 minutos daquela vaga será descontado. Vale lembrar que o usuário deve manter um crédito igual ou superior ao valor de 30 minutos e que o uso da vaga não exceda o tempo de 2 horas.

“O Brasil é um dos únicos países que utilizam blocos de papel para notificações e validações no trânsito. Em pleno 2020, é difícil imaginar que soluções automatizadas e que facilitam a vida do cidadão tenham tal barreira de entrada, visto que a integração e automatização de serviços públicos trazem inúmeros benefícios à gestão pública das cidades”, conclui Antônio de Sá.

Sobre a Estar Digital

A Estar Digital é uma startup com sede em Curitiba que atua no desenvolvimento de sistemas de automação do estacionamento rotativo, talonário eletrônico e meios de pagamento. A empresa atende todo o Brasil e atualmente está presente em quatro cidades do Paraná, sendo elas: Araucária, Campo Largo, Guarapuava e Ponta Grossa.

5 fev 2020, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h17.
Mostrar próximo post
Carregando