Home Office
Publicado em 23 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 4 jun 2020 às 15h11.
Hoje comecei meu Home Office. Assim como a maioria de vocês, nós da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação passamos a trabalhar de casa como prevenção ao coronavírus. Estamos em casa, mas não vamos parar. Nossa programação agora é online, com atividades diárias para continuar apoiando o empreendedorismo, a inovação e a economia criativa. Já na semana passada, tivemos uma live nas redes sociais dando orientações sobre Home Office. Nunca é demais trazê-las novamente aqui para você. Veja as principais dicas da Camile Just, que fez a live no Vale do Pinhão:
- Monte seu mini escritório longe dos lugares por onde os outros moradores circulam. Um ambiente sem interrupções facilita na concentração. Também estabeleça um horário para ler os e-mails.
- Estabeleça uma rotina. Crie uma carga horária que faça sentido. Por exemplo, 40 minutos para trabalhar e 40 minutos para cuidar de atividades domésticas e descansar.
- Aplicativos como Slack, Zoom, Google Drive, Microsoft Teams e ou mesmo o WhatsApp para manter o contato facilitam a comunicação e a organização em home office.
- No caso dos gestores com equipes em trabalho remoto, agende reuniões diárias de “check in” (de, no máximo, 30 minutos) para acompanhar a evolução das atividades, tirar dúvidas e delegar tarefas.
- Gestores devem perceber que estar mais tempo on-line não significa que a equipe está mais produtiva. A dica é combinar entregas, seja no dia, seja na semana, para os colaboradores.
- Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. A prática ajuda a manter a organização.
- Quem está em Home Office acaba trabalhando com comunicação “assíncrona – não sincronizada, por ser normalmente por aplicativos e escrita (em vez de uma conversa ao vivo entre duas respostas). Como os feeds dos apps costumam rolar rapidamente, a orientação é fazer a pergunta de uma vez só, detalhando e tirando todas as dúvidas em uma única mensagem. A resposta também deve ser completa e enviada de uma só vez.
- Como o trabalho exige um bom tempo conectado, não dá para correr o risco de ficar na mão por uma rede lenta e instável. Por isso, contrate uma internet mais veloz. Há profissionais que têm o serviço de mais de uma empresa em casa.
- Para manter a humanidade do processo, também é recomendado ter atitudes um pouco mais informais para compartilhar experiências em um grupo de WhatsApp e até mesmo combinar um happy hour online.
- Muita paciência e empatia. Qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos.