Ibema e IN renovam marca da empresa global de embalagens

por Leonardo Pedrollo
Com supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 1 dez 2020, às 15h41. Atualizado às 18h12.

Um rebranding profundo e inovador, fruto de mais de um ano de esforços em pesquisa e desenvolvimento. Alinhada ao seu novo papel no mercado global de embalagens, a Ibema, uma das protagonistas do setor no Brasil e no mundo, apresenta seu novo posicionamento de marca. As mudanças transcendem o design e englobam todos os processos e práticas da empresa, da logomarca ao lançamento de produtos e relacionamento com os clientes e parceiros. A virada de chave contempla, além de uma nova identidade visual e verbal, um novo propósito. O objetivo da produtora é se posicionar de maneira competitiva e em conexão com a atualidade, no mesmo patamar dos mais exigentes mercados.

Para que a mudança fosse assertiva, a Ibema contou com o auxílio da IN, consultoria de marca responsável pela realização de um diagnóstico profundo sobre como a produtora estava, até então, posicionada. Foram realizadas mais de 40 entrevistas com clientes, parceiros, acionistas, executivos, colaboradores e especialistas de diversos mercados, além de oito dinâmicas com o público interno e diversas visitas às fábricas. O universo de comunicação da Ibema e dos seus principais concorrentes também foi analisado – esta fase investigativa deu ferramentas para a formulação do projeto apresentado e colocado agora em prática.

“Estamos muito felizes por termos sido escolhidos para participar de um projeto que olha para o futuro da Ibema e que foi feito a muitas mãos”, diz o sócio-fundador e CEO da iN, Fábio Milnitzky. “Buscamos entender profundamente a empresa para conhecer sua cultura e seus desafios de negócios, até chegar no momento de revelar o propósito, o posicionamento e estabelecer a nova identidade de marca”.

Essa transformação completa, fundamentada em pilares como parceria, inovação, excelência, dinamismo e experiência, acontece em um momento em que a Ibema fortalece os processos de internacionalização, com foco no crescimento e relevância em diferentes continentes. A nova fase se conecta ao bom desempenho de suas operações: do período anterior de retenção de custos, a empresa passa agora para uma fase marcada por investimentos e desenvolvimento de novas soluções, mais sustentáveis e tecnológicas; de empresa familiar passa a ser gerida por um time altamente profissionalizado, que tem como missão pensar fora da caixa e atuar com foco no resultado do cliente.

Mudanças no marketing

A estrutura do departamento de marketing também foi remodelada. O executivo Diego Gracia, que atuava à frente do Mercado Externo, assumiu este desafio com a tarefa principal de coordenar a remodelação. Uma nova agência de publicidade e também de comunicação interna foram contratadas.

“Reforçamos a nossa visão de futuro, construída a partir da ideia de que entregamos mais do que embalagens. Nosso papel é oferecer soluções e criar possibilidades, por meio de produtos, serviços e inovações que superem as expectativas dos clientes e salientem a qualidade e a excelência – nossos mais importantes atributos”, finaliza.

Muito mais funcional, o novo site da produtora já está no ar. As demais peças de comunicação podem ser conferidas em suas redes sociais e, em breve, em anúncios e comunicações com o mercado. Saiba mais em www.ibema.com.br.