Mercado Livre tem lucro mais que três vezes maior no 2º tri, mantém investimento em 2020
SÃO PAULO (Reuters) – O Mercado Livre mais do que triplicou o lucro líquido no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado com forte crescimento em receitas, uma vez que medidas de isolamento social impulsionaram as vendas e transações online.
A companhia teve lucro líquido de 55,9 milhões de dólares de abril a junho. Por ação, o lucro foi de 1,11 dólar ante expectativa média de analistas apurada pela Refinitiv de prejuízo de 0,06 dólar por papel.
A receita líquida divulgada pelo grupo nesta segunda-feira somou 878,4 milhões de dólares, um salto de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando estimativa de 732,2 milhões, segundo a Refinitv.
As vendas totais de vendedores do marketplace do Mercado Livre (GMV) somaram 5 bilhões de dólares, alta de 48,5%. O número de produtos vendidos disparou 101,4%, para 178,5 milhões, enquanto a base de usuários ativos únicos subiu 45,2%, para 51,5 milhões.
“Registramos um impulso ao ecommerce no trimestre, motivado em parte por um crescimento expressivo de clientes que nunca tinham comprado pela internet antes”, disse o vice-presidente da empresa para América Latina, Stelleo Tolda.
“A parte não tão boa foi a que dependemos de terceiros, como de serviços de entregas. Em alguns bolsões de Rio Janeiro e São Paulo houve maior piora na logística. Isso nos levou a acelerar investimentos no setor”, acrescentou, mencionando a multiplicação dos entrepostos, pequenos centros logísticos espalhados pelo país, que segundo ele ajudaram na parte final das entregas.
O Mercado Livre mantém para 2020 o plano de investimentos de 4 bilhões de reais no país.
Tolda afirmou ainda que o Mercado Livre desistiu de abrir um grande centro logístico em Gravataí (RS) e agora vai escolher uma cidade em outro Estado do Sul do país. “Houve uma dificuldade em relação à questão tributária e vamos fazer em outro local”, disse o executivo.
O grupo com sede na Argentina, mas que tem a maior parte da sua operação no Brasil, registrou volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) em alta de 72% ano a ano, atingindo 11,2 bilhões de reais entre abril e junho.
De acordo com Tolda, o braço financeiro da companhia, Mercado Pago, também se beneficiou do crescimento do ecommerce. A unidade foi mais conservadora na renovação de contratos de crédito no começo da pandemia, mas a situação começou a se normalizar e não foi necessário fazer grandes provisões para perdas esperadas com inadimplência.
(Por Aluísio Alves e Paula Arend Laier)