Pesquisa registra alta no Mobile Banking
Da Redação
O aumento das operações bancárias realizadas por meio de Smartphones impulsionou o crescimento de 10% no número de transações bancárias em 2017, saltando de um total de 65,4 bilhões em 2016 para 71,8 bilhões no ano passado.
De acordo com a pesquisa Febraban de tecnologia bancária, divulgada no início deste mês de maio, o mobile banking cresceu de 18,6 bilhões de transações em 2016 para 25,6 bilhões, enquanto as feita pela internet foram 15,5 bilhões em 2016 e 15,8 bilhões em 2017.
Reunindo todas as operações feitas pelos canais digitais , foi registrado um crescimento de 30%, enquanto os canais tradicionais tiveram queda, representando 58% do total de transações bancárias no Brasil.
De acordo com o estudo, o banco pelo celular já representa pouco mais de um terço (35%) das transações bancárias, à frente da internet (22%), ATMs (14%) e PoS (13%).
Outro dado que comprova que o celular virou o meio preferido para interação com o banco é o número de transações com movimentação bancária, que teve aumento de 70%.
Em 2017, foram 1,7 bilhão de transações com movimentação, enquanto que o ano de 2016 contabilizou 1 bilhão, sendo a maior parte das interações (23,9 bilhões) para fazer consultas, por exemplo, de salto. Vale destacar que neste período muitas instituições bancárias passaram a oferecer soluções de crédito pelo celular, o que contribui para o incremento das ações mobile.
No entanto, os canais tradicionais (agências, ATMs, correspondentes e contact center) ainda são os principais para a realização de transações com movimentação financeira: somados, os meios tradicionais fizeram 10,8 bilhões de transações, contra 9,4 bilhões em PoS e 5,3 bilhões nos canais digitais.
Uma análise em perspectiva, levando-se em conta os últimos anos, observa-se uma leve queda nos meios tradicionais e aumento tanto nos canais digitais quanto nos PoS.
Já nas transações sem movimentação financeira, os canais digitais lideram. Pela facilidade em consultar saldos, extratos, cotar financiamentos e outros, o acesso pelo celular ou internet representam 78% do total. Houve ainda um crescimento de 85% no pagamento de contas pelo celular e de 25% pela internet; e aumento de 45% no número de transferências (DOC/TED) usando o canal móvel. A pesquisa também mostrou que as contas 100% mobile banking somavam 1,6 milhão em 2017, mais que o dobro dos 591 mil de 2016.