Quer empreender no mundo digital? Se inspire no case da Lavemcasa

Publicado em 28 set 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h50.

Exclusivo 

Se você tem uma ideia, quer empreender em um negócio digital, mas não sabe direito como começar, vale a pena ler a entrevista prévia que nós, do Tendências e Tecnologia, fizemos com o Fabrício Sucupira, da Lavemcasa.

Mas, não acaba por aqui não! Clique no vídeo abaixo e inspire-se com o bate-papo que o empresário teve com o pessoal do RIC Mais MKT &TEC nesta quinta-feira, 27.

Qual o principal objetivo da LAVEMCASA?
A Lavemcasa conecta clientes a lavanderias através de um aplicativo oferecendo comodidade, qualidade e bons preços. É a primeira plataforma de lavanderia digital do Brasil.

Qual a história da empresa e como surgiu o negócio ?
Em 2015, ao retornar do exterior, comecei a estudar o mercado de lavanderias mas vi que o custo para abrir uma estava muito alto. Então conversei com os empresários do setor para entender as dificuldades de administrar o negócio – operação com capacidade ociosa, falta de planejamento logístico, experiência de atendimento inadequadaFoi quando percebi que poderia criar uma tecnologia que conectasse clientes às lavanderias já existentes. Então, pouco tempo depois percebemos a necessidade dos nossos clientes em ter mais mobilidade e o aplicativo foi lançado logo em seguida. Acreditamos que os serviços on demand via app são uma tendência irreversível para atender as necessidades da vida das pessoas que moram em grandes centros.
Quais foram os maiores desafios no início do negócio e o começo no Brasil?
Diferente de pedir um táxi ou comida através de aplicativo, o serviço de lavanderia exige trabalhar com identificação correta das roupas e logística reversa (coleta e entrega no horário contratado pelo cliente). Criar uma plataforma amigável e treinar as lavanderias parceiras foi um grande desafio. Outro fator é a adoção desse tipo de serviço pelos clientes. É preciso demonstrar claramente o valor do serviço.

De que forma a influência de Marketing Digital e tecnológica dão visibilidade do seu negócio?
Somos uma empresa digital e para alcançar o nosso público usamos o método do funil de vendas incentivando as pessoas a conhecerem os nossos serviços pelo site www.lavemcasa.com.br usando campanhas de mkt direcionadas, anúncios no Google e redes sociais. Os interessados podem baixar nosso aplicativo (onde podem encontrar todas as ofertas), fazer o cadastro e acompanhar o serviço. Usar tecnologias mobile permite o alcance do maior numero de pessoas em diferentes localidades e todas sejam atendidas com comodidade.

Qual a importância das redes sociais e de que maneira você explora?
As redes sociais permitem que as pessoas conheçam a nossa marca, saibam onde estamos atuando, o que estamos oferecendo e também fiquem engajadas. Através das redes sociais divulgamos cupons de descontos, ofertas, promoções. Conseguimos direcionar essas ações para regiões específicas e públicos específicos aumentando a assertividade das ações de marketing.

Quais são as ações digitais que geram maiores e melhores resultados?
Sempre estamos testando e experimentando diversas ações em diferentes canais. Cada uma com objetivos distintos. Para aumentar o número de downloads do nosso aplicativo anunciamos diretamente nas lojas (AppStore e GooglePlay). Para aumentarmos o engajamento e conversão de vendas fazemos parcerias com influenciadores (que tem alto poder de alcance em públicos específicos) e também ações de envio de promoções via sms/notificações para os clientes atuais. Ofertas e comunicação por email também são feitas.

De que forma a força da tecnologia e do marketing digital contribuem para que empreendedores (clientes) driblem os desafios de alavancar vendas e tornarem-se conhecidos?
Empreender nunca foi fácil mas atualmente o uso de tecnologia e ferramentas avançadas de marketing faz com que os nossos produtos ou serviços alcancem um maior número de pessoas de forma mais eficiente e mais barata.

Há algo a mais que você queira acrescentar?
A Lavemcasa hoje atua em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Goiânia. São mais de 40 mil CEPs atendidos e temos um plano de expansão para estar em mais cidades e conseguir atender mais pessoas. Em 2017 fizemos uma parceria com a Laundrapp, empresa britânica referência em lavanderia on line, que tinha interesse em entrar no mercado brasileiro e hoje atua em mais de 100 cidades na Europa.

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