Robotização e a Inteligência Artificial como tendências do varejo abordadas na NRF 2020
Feira traz as principais tendências do varejo mundial
A RP Info fez uma imersão na NRF Big Show 2020, realizada em janeiro, em Nova York, para ficar por dentro das principais tendências do varejo mundial.
O diretor comercial interino da empresa, Tiago Nascimento, e o diretor de desenvolvimento, Leandro Berres, reuniram as principais novidades e já tiveram diversos insights para aplicar no varejo brasileiro.
O que mais foi abordado no evento foi a robotização e a inteligência artificial.
No futuro, será comum encontrar robôs no armazém, ajudando na coleta de produtos solicitados, e dentro da própria loja, realizando a leitura de gôndola e verificação de produtos em falta ou baixo estoque por meio de um escaneamento que determina os pedidos de abastecimento.
Além disso, a Inteligência Artificial também será uma grande aliada dos varejistas, que ganharão em produtividade e eficiência.
Realidade Virtual
Uma das novidades da NRF foi a utilização de óculos de realidade virtual, que em conjunto com um leitor de código de barras (utilizado no dedo do colaborador), realizam a automatização das tarefas.
As informações são organizadas em um dashboard para que o funcionário possa visualiá-las nos óculos e saiba quais tarefas executar.
Segundo Leandro, esta tendência já está nos planos da RP Info, que está com um estudo para integrar o Task, um software de gestão da empresa, a um leitor de código de barras portátil e óculos de realidade virtual. Assim, o funcionário vai poder visualizar as tarefas pelos óculos.
Self Checkout inteligente
Outra tendência abordada no evento e que já é realidade no Brasil é o self checkout. A RP, participou da NRF com um case de sucesso fruto da parceria com o Grupo Superpão – o Glory – um Self Checkout inteligente que além de aceitar pagamentos nos cartões de crédito e débito, também aceita dinheiro.
“Por meio do equipamento Glory, queremos integrar o e-commerce da RP, que já está em desenvolvimento, com a possibilidade de pagamentos também em dinheiro diretamente na loja”, adianta o diretor comercial.
Esta novidade virá ao encontro de outra grande tendência do varejo, que é a integração das lojas físicas com o e-commerce.
A NRF apresentou as tendências, mas cabe ao varejo brasileiro se reinventar. “A tecnologia está aí para ajudar o varejo a ganhar eficiência e produtividade e, apesar de vermos lojas cada vez mais robotizadas, o capital humano e a interação entre as pessoas ainda serão fundamentais para o sucesso dos negócios”, finaliza Tiago.