Startup revoluciona prevenção e detecção precoce do câncer no país
Detectando o risco
Imagine a possibilidade de identificar o risco de desenvolver câncer respondendo a um questionário em seu computador e assim atuar preventivamente no combate à doença.
Foi isso que a empresa paranaense PreviNEO tornou realidade, através de um programa criado por dois médicos curitibanos que utilizam algoritmos durante o preenchimento do questionário para calcular o risco de desenvolver e assim prevenir a incidência dos cinco principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: cólon, mama, próstata, pulmão e útero.
Com quatro anos de atuação, a empresa – que venceu o Desafio Roche no ano passado, superando mais de 100 startups concorrentes – já atendeu mais de 80 mil vidas e espera, até o final de 2020, ampliar esse número para 1 milhão de pacientes atendidos.
Como o sistema funciona
A PreviNEO utiliza algoritmos na anamnese – nome técnico do questionário aplicado pelos médicos para diagnóstico do quadro clínico do paciente – para mapear o risco de câncer da pessoa avaliada.
O trabalho é desenvolvido em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações.
Com isso, as empresas têm acesso a um relatório que apresenta um diagnóstico completo e personalizado de todo o quadro de funcionários, facilitando assim a ação preventiva em colaboradores com alto risco de apresentar um dos cinco tipos de câncer.
Sobre a PreviNEO
Criada em 2015, a PreviNEO atendeu cerca de 85 mil vidas em mais de 20 empresas espalhadas pelo Brasil.
Destes, pelo menos 11 mil pacientes apresentaram risco médio ou alto de contrair câncer ao longo da vida.
O câncer de cólon/intestino foi o que apresentou a maior taxa de risco, com pelo menos 1.500 pessoas com alto risco de desenvolver a doença.
O ápice da trajetória nesses quatro anos foi vencer o Desafio Roche: um concurso realizado em 2019 com startups de todo Brasil para buscar soluções inovadoras para a medicina de prevenção.
Das 116 healthtechs inscritas, a PreviNEO foi a grande vencedora, pelo projeto de monitoramento, identificação e diagnóstico precoce de diferentes tipos de tumores.
A healthtech participará agora de um programa de aceleração na sede da empresa, na Alemanha.