Tecnologia e inovação ajudam na orientação profissional de jovens
Um dos grandes desafios para quem está se formando no ensino médio é saber para qual carreira seguir. Em 2017, foram mais de 8,2 milhões de pessoas matriculadas em alguma instituição de ensino superior (um crescimento de 3% com relação a 2016), segundo dados apurados pelo SEMESP. Ao passo que há uma grande entrada, há também uma grande taxa de evasão. Os números têm aumentado ano após ano, chegando ao pico em 2016, com 30,1% de evasão na rede privada de ensino.
Essa questão fica mais evidente quando percebe-se que mais de 90% dessa taxa de evasão acontece logo no primeiro ano de ingresso. Os dados mostram como esse momento é de muitas dúvidas, ainda mais em uma sociedade que muda constantemente com os avanços tecnológicos.
Para evitar confusão na hora de escolher sua profissão, muitas pessoas têm recebido assistência para seu futuro profissional de maneira completamente online. Isso mostra como a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos mais jovens e como é importante acompanhar essas mudanças.
Considerando o cenário da nova economia, surgem empresas de tecnologia nas mais diversas áreas, inclusive na área de educação. Uma delas é a BRG Educacional, que aproveitou a oportunidade de aproximar pessoas buscando uma graduação a instituições de ensino superior por meio de uma plataforma online de orientação profissional.
Para quem ainda não conhece o termo, orientação profissional visa ajudar pessoas a encontrar o lugar ideal de atuação. Leva-se em consideração atributos como habilidades, aspirações, áreas de conhecimento, ambiente de trabalho e muitos outros.
Segundo a Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), a missão do orientador profissional é usar de rigor científico para formar pessoas mais satisfeitas com suas carreiras. Nesse ambiente cada vez mais plural, personalizado e tecnológico, a orientação profissional deve seguir os mesmos passos para continuar atendendo bem os jovens em idade universitária.
De acordo com uma pesquisa feita pela We Are Social e Hootsuite, o brasileiro gasta cerca de 9 horas diárias na internet, sendo 3 em redes sociais. Esse contato constante por meio destas mídias não é novidade. Todavia, é importante notar que a maneira de se comunicar, pensar e até mesmo optar pela carreira tem mudado. E é nesse ambiente que a orientação profissional está inserida atualmente. Onde novas formas de aprender e de se qualificar têm emergido com cada vez mais força.
Se hoje os jovens estão totalmente conectados, plataformas digitais podem ajudar na hora da decisão de carreira. A Que Curso? foi desenvolvida pela BRG Educacional e proporciona um teste vocacional para quem está na dúvida sobre o que quer fazer.