Telemedicina desafoga atendimento médico presencial

Publicado em 8 jul 2020, às 13h40. Atualizado às 13h41.

O paciente 4.0 não analisa apenas a eficácia do tratamento, mas a experiência como um todo. Desde a marcação da consulta até a solução de seu problema. Por meio da tecnologia, hoje o paciente pode conseguir atendimento, prescrição médica e atestado. Assim, a telemedicina assume um papel muito importante no setor de saúde. Vale lembrar que este setor que não estava acostumado a acompanhar as transformações do mundo na mesma velocidade que outros, como o de varejo.

A tecnologia é um passo enorme na ampliação do acesso à saúde, pois derruba fronteiras. Por meio da telemedicina, é possível ter acesso a especialistas de qualquer lugar do mundo sem precisar sair de casa. Em qualquer lugar em que esteja, o paciente 4.0 encontra na ferramenta o que precisa para cuidar da sua saúde. Por isso, a adesão à Telemedicina da Doctoralia foi instantânea e cresceu rapidamente.

O Ministério da Saúde divulgou, em 20 de março, a portaria 467/20 autorizando o exercício da telemedicina em caráter excepcional e temporário. Alinhada à decisão, a Doctoralia, passou a disponibilizar a tecnologia a profissionais de saúde, pacientes e de maneira gratuita a órgãos do governo.

A medida foi implementada com agilidade para que a assistência à saúde pudesse ser mantida durante o período de isolamento. Em cinco dias, mais de 2 mil pessoas já estavam utilizando a plataforma para consultar um profissional de saúde de maneira remota. Até o dia 13 de junho, esse número já tinha chegado a quase 150 mil.

Os órgãos públicos que tiverem interesse em utilizar o serviço  podem entrar em contato com o nosso time por meio do WhatsApp (41) 99898-7190 ou pelo e-mail coronavirus@docplanner.com.  “A Doctoralia vem fazendo o possível para auxiliar a população e o País no combate ao coronavírus e seguiremos assim até vermos o fim dessa pandemia”, afirma o CEO da plataforma, Cadu Lopes. 

Telemedicina também é aliada no combate às Fake News

Preocupados com a disseminação de fake news em saúde, no início da pandemia a Doctoralia inaugurou uma área na plataforma que é destinada apenas para questões relacionadas à Covid-19. Dentro do serviço “Pergunte ao Especialista”, o usuário manda sua pergunta e ela é respondida por um ou mais especialistas da área. 

Cadu Lopes, CEO da Doctoralia


Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile, acredita que, com o avanço da tecnologia, será possível expandir as funcionalidades da telemedicina. “Tendo o paciente no centro do cuidado, a Inteligência Artificial (AI) poderá reunir informações que ajudarão os profissionais de saúde e pacientes a manter uma rotina de cuidados e a prevenir doenças”, defende o executivo.