Trabalhadores do Paraná podem baixar a carteira de trabalho digital

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes com informações da AEN
Publicado em 4 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h16.

O aplicativo da Carteira de Trabalho digital e Previdência Social foi lançado nesta terça-feira (03) no Estado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceira com a Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, do Ministério da Economia.

O objetivo da nova ferramenta é de facilitar a vida dos trabalhadores. Com a aplicativo, com o documento estará à mão sempre com os dados atualizados, o que substitui a carteira de trabalho física.

Cidadão terá mais autonomia

De acordo com Ricardo Honório, representante da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério da Economia, a população será instruída tanto nas agências quanto na superintendência sobre como baixar a Carteira de trabalho digital.

“Não será mais necessário agendar horário para fazer a carteira de trabalho, o cidadão poderá baixar o aplicativo e fazer sozinho todo este processo”.

 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Como baixar

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta. Após concluído o download é só preencher seus dados e fazer login.

Como acessar na página da web

Para ter acesso a Carteira de Trabalho Digital na Web, você deverá acessar diretamente o endereço eletrônico https://servicos.mte.gov.br e preencher seus dados.

Caso fique em dúvidas de como preencher os dados, você pode conferir todo o passo a passo neste link.