Confira as dicas e veja como vender para a geração TikToker
Os anos passam e a interação com a tecnologia vai mudando. Portanto, de geração em geração, a relação com a internet e com os serviços online também muda. Um adolescente, por exemplo, terá uma maneira de lidar diferente de uma pessoa de 30 anos e por aí vai. Por isso, o empresário que vende seu produto ou serviço, precisa entender qual o perfil da nova geração, a fim de também alcançá-lo como cliente.
As pesquisas mostram que 46% dos adolescentes brasileiros de 10 a 17 tem uma conta na rede social TikTok, segundo a pesquisa da IC Domicílios. Esse número é alarmante e demonstra um comportamento da geração mais nova que busca por dinamismo, rapidez e conexão com o conteúdo que consome.
O Head Marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro de Souza, explica que, muito mais do que atrair essa geração pelo conteúdo, é preciso também fazer o caminho da venda atrativo e presente para esse cliente. “Por isso, o mais viável é o método omnichannel que tem a capacidade de centralizar o contato nas diferentes plataformas. Além disso, é possível mapear toda a jornada do cliente, fazendo com que ele se sinta próximo e conhecido para a sua marca”, explica o especialista.
Gabriel também salienta a importância de contar com a experiência de um profissional mercadólogo para aplicar esse método e entendimento. Ao querer dialogar com a geração mais nova, é comum o impulso de colocar o trabalho de marketing nas mãos de um conhecido adolescente que usa o TikTok, por exemplo, mas ele não terá a competência e expertise de um especialista.
“Ser mercadólogo é, antes de tudo, dar para a empresa todas as informações sobre o seu consumidor: o que ele faz, como se comporta, o que gosta e, por fim, quais são as suas verdadeiras necessidades. Afinal de contas, é o consumidor que compra seu produto ou serviço, ele é o objetivo final de qualquer empresa. Portanto, fazer marketing é mais do que apenas ser criativo”, explica o consultor.
Ainda que o profissional não pertença à geração que pretende dialogar, ele saberá as estratégias necessárias. O primeiro passo é entender a necessidade de encaminhar, mapear e centralizar a venda, estando presente para o cliente através do omnichannel. Já a melhor maneira de implantar isso, um bom profissional saberá orientar.