Sites de instituições públicas e privadas sofrem ataques hackers em Curitiba
Uma onda de ataques hackers a sites de instituições públicas e privadas de Curitiba estão sendo registrados na tarde desta quarta-feira (23). O primeiro deles foi o da Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na capital. Depois dele, já foram registradas outros ataques aos sites da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), além dos Hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat.
A Urbs informou que, apesar do ataque, os dados dos usuários e o sistema de bilhetagem estão íntegros. Já a PUC não falou em “ataque hacker”. Em nota, disse apenas que assim que detectou o “problema” (dos sistemas fora do ar), foram realizados procedimentos preventivos e, desde então, as equipes de tecnologia estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade. Até lá, os sistema estão todos indisponíveis.
- Leia também: UEL divulga gabarito definitivo do Vestibular 2022
Apesar disso, a PUC informou que todas as aulas presenciais estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Foi criado também um canal de comunicação especial para atender às principais demandas dos estudantes durante o período.
Sobre os os dois hospitais, que são ligados à PUC, a universidade informou que o atendimento a pacientes está sendo realizado sem prejuízo ao cuidado.