Uber exige que passageiros tirem selfie antes de embarcar em viagem; entenda
Os passageiros usuários da Uber terão que tirar uma foto selfie antes de chamar uma corrida. No entanto essa função será apenas para aqueles que forem pagar no dinheiro.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23). De acordo com a plataforma, este recurso era um dos mais pedidos entre os motoristas do aplicativo.
Por nome de U-Selfie, a ferramenta ainda é um teste e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
O objetivo da selfie é registrar a imagem da pessoa que chamou a corrida como uma forma de validação dos dados, como verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e dos documentos pessoais como RG e CNH.
A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.
“A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, conclui.
Destino final detalhado
O anúncio é o terceiro realizado recentemente tendo como foco a segurança dos motoristas parceiros. No início do mês de abril, a Uber anunciou mudanças no cartão de oferta de viagens, que passou a mostrar aos parceiros detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros antes mesmo do aceite das viagens.
Até então, os motoristas da maior parte do País viam apenas a região de destino final. O objetivo da empresa com essa mudança, expandindo o recurso chamado de U-Destino para todas as médias e grandes cidades do País, foi ser ainda mais transparente, fornecendo mais informações aos parceiros que usam o app para gerar renda no Brasil poderem tomar a decisão de aceitar ou não suas viagens sem prejudicar a experiência dos usuários.