Rua das Flores, em Curitiba, é a terceira rua mais bonita do Brasil
Não é novidade para nenhum curitibano, por nascimento ou opção, a beleza da Rua das Flores, no Centro de Curitiba. Agora, ela foi eleita pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura, como uma das seis ruas mais bonitas do Brasil. Uma das mais famosas ruas curitibanas, ela ficou na terceira colocação. Veja as demais escolhidas abaixo.
Em destaque, de acordo com a publicação, está o fato de ter sido a primeira via exclusiva para pedestres do país. Foi um projeto do então prefeito Jaime Lerner, urbanista reconhecido mundialmente pelas ideias futurísticas.
A ideia do calçamento era discutida desde meados da década de 1960, mas só foi concretizada no início da década de 1970. Comerciantes da região temiam o abandono da via. A Rua das Flores, que é também patrimônio tombado por lei estadual do Paraná desde 1974.
Por causa da polêmica, Lerner concluiu praticamente quase toda a obra em um fim de semana. A obra iniciou numa sexta-feira fim de tarde, com máquinas e insumos sendo levados ao local e, quando os comerciantes chegaram para abrir as portas na segunda-feira, a rua já estava quase toda concretada.
Mais uns dias e todo o projeto urbanistico (calçamento em petit paver lembrando a arte paranista, as luminárias, as floreiras e os bancos, dispostos como numa sala de estar) estariam concluídos. A ideia foi tão inovadora, não havia projeto igual em país nenhum, que arquitetos do mundo todo vieram estudar o projeto de Jaime Lerner.
Hoje, a Rua das Flores é ponto turístico da cidade, repleta de opções de comércio, gastronomia e lazer. O calçadão da Rua XV de Novembro também faz parte do roteiro Curta Curitiba a Pé, do Instituto Municipal de Turismo (IMT), que inclui o Bondinho da Leitura, uma das grandes atrações do calçadão para crianças.
As outras cinco
As demais ruas mais bonitas do Brasil de acordo com a Casa Vogue estão no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. São elas, a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS), Rua do Bom Jesus, em Recife (PE), Rua das Pedras, em Búzios (RJ), Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA) e Rua do Giz, em São Luís (MA).