Primeira morte por coronavírus no Brasil foi em janeiro, segundo investigação do Ministério da Saúde

Publicado em 3 abr 2020, às 00h00.

O secretário de Vigilância e Saúde, Wanderson Oliveira, disse nesta quinta-feira (2) que a primeira morte causada por coronavírus no Brasil aconteceu no dia 23 de janeiro. A data acaba sendo mais de um mês antes do caso que tinha anteriormente sido confirmado como o primeiro.

Conforme o Ministério da Saúde, a descoberta veio durante “investigação retrospectiva” de pacientes que estavam internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave. Agora, a primeira pessoa a ter coronavírus e morrer no país foi uma idosa de 75 anos, de Minas Gerais.

Antes, em fevereiro, o Ministério da Saúde acreditava que o primeiro caso caso positivo de coronavírus (mas que não morreu) tinha sido o de um homem de 61 anos e que mora em São Paulo. Ele teria contraído a doença na Itália e, ao contrário da idosa de Minas Gerais, não chegou a ser internado e se curou da doença.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, quando o primeiro caso foi confirmado, na época, outros 20 eram investigados e 59 suspeitas já tinham sido descartadas. “Lembrem-se que estamos fazendo a investigação de casos internados. Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos, a partir de investigação retrospectiva, a identificação do primeiro caso confirmado. Ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, disse o secretário de Vigilância em Saúde.