Baleia jubarte é avistada no Canal da Galheta, no litoral do Paraná; veja imagens

Publicado em 20 jul 2019, às 00h00.

Uma baleia foi vista perto da Ilha do Mel, no Canal da Galheta, no litoral do Paraná, no início da manhã deste sábado (20). Pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram até o local e identificaram o animal como da espécie Jubarte em idade ainda juvenil, ou seja, não adulta, com cerca de 8 metros. (Assista aos vídeos abaixo) 

Baleia na Ilha do Mel estava estressada com a presença de barcos

Segundo a bióloga Camila Domit, a presença da baleia na Ilha do Mel chamou a atenção de quem estava na região e a proximidade das embarcações, que levaram pessoas para ver o mamífero de perto, acabaram estressando o animal. “Ele está bastante estressado, inclusive, o comportamento de bater a cauda muito forte na superfície, que possivelmente vocês já devem ter visto na rede social, é um comportamento que o animal só faz quando ele está molestado, quando ele está se sentindo ameaçado por alguma coisa”, explicou em vídeo. 

A Marinha do Brasil proíbe a aproximação de embarcações não autorizadas a menos de 100 m de animais marinhos. Camila lembra que a determinação existe para proteger tanto os animais como as pessoas. “Como regra, existe uma Lei Federal que protege esses animais. Então, é importante não molestar esse animal para evitar o estresse em cima de indivíduo e também evitar risco a embarcação, é importante que se mantenha uma distância de pelo menos 100 m do animal. Que não se aborde o animal pela frente de sua linha de deslocamento, ou seja, pela cabeça do animal. E também que não tenha mais de três embarcações ao mesmo tempo em volta desse indivíduo”, disse.

Quem ver animais marinhos no litoral do Paraná deve entrar em contato com o Centro de Estudos do Mar, da UFPR, pelo 0800 642 3341 ou pelo 41. 3511 86 85, e comunicar o avistamento. 

Veja o que disse a pesquisadora:

Camila fala sobre como proceder quando baleias aparecem no litoral

O infográfico do Projeto Baleia à Vista dá todas as dicas do que fazer durante o avistamento de uma baleia

Veja os vídeos da baleia na Ilha do Mel:

A Baleia jubarte

A Baleia jubarte (nome científico: Megaptera novaeangliae) também é conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora e está na maioria dos oceanos. Seus adultos têm em média de 12 a 17 metros e podem pesar de 35 a 40 toneladas, sendo que as fêmeas são maiores que os machos.  

Em seu comportamento é comum ver saltos nos quais as baleias ficam quase que completamente fora d’água. Machos produzem cantos complexos que duram de 10 a 20 minutos com a finalidade de atrair as fêmeas para acasalar.

Migração das Baleias jubartes

Elas migram mais de 25 mil quilômetros a cada ano das áreas de alimentação, locais mais frios e polares para as de reprodução nas regiões mais quentes nos trópicos e subtrópicos. E é nessa época que costumam passar pelo litoral do Paraná, que fica na rota de migração desses grandes mamíferos marinhos.  

O que comem as Baleias jubartes

A dieta dessas baleias consiste em krill e peixes pequenos. Para a pescaria, elas se destacam com um vasto repertório de técnicas inteligentes como a técnica de redes de bolhas, entre outras. 

Extinção

As Baleias jubartes, como as outras baleias foram caçadas até a beira da extinção quando suas populações foram reduzidas em cerca de 90%. Mesmo com o fim da pesca comercial na maioria dos países, as baleias ainda sofrem várias ameaças que vão desde a poluição, a presença de redes e barcos nos oceanos até a perturbação direta provocada pelo turismo.