Economize água: barragens da RMC atingem nível ainda mais baixo

por Redação RIC.com.br
com informações da Sanepar
Publicado em 17 jul 2020, às 20h14.

Mesmo com as chuvas que atingiram Curitiba e região nos últimos dias, o índice das barragens só tem diminuído. Segundo o Simepar, as chuvas estão 60% abaixo da média histórica e isso se reflete diretamente nos níveis dos quatro reservatórios de água para abastecimento público na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que já registram a preocupante média de 34%.

Em junho, o padrão atmosférico até mudou um pouco em relação aos meses anteriores, com chuvas que superaram o volume histórico, mas ainda assim não foi o suficiente. Até mesmo o “ciclone bomba”, do dia 30 de junho, que trouxe chuva, ajudou. Foi pouca penetração no solo – conforme explica o Simepar.

Situação das barragens da RMC é preocupante

Sem chuvas suficientes para recuperar o deficit hídrico, em 2020 a Sanepar tem registrado os menores níveis das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) – Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II – desde 2009.

Na Barragem do Iraí, a primeira a ser utilizada pela Sanepar, os níveis foram baixando mês a mês e, na primeira quinzena de julho, chegaram a 15%. No Passaúna, o nível é de 36,5%; Piraquara I, 33%; e Piraquara II, que é a última a ser utilizada e geralmente mantém-se elevada por mais tempo, está com 88%.

“Nos últimos 10 anos, nunca as barragens chegaram a níveis tão baixos. O mais preocupante é que os prognósticos de chuvas para os próximos meses não são promissores, mantendo-se a previsão de que teremos um volume muito abaixo da média histórica”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Rodízio de água continua

Em Curitiba e Região Metropolitana, a crise hídrica exigiu em março a implantação de rodízio. O rodízio reduz diariamente o fornecimento de água para 20% da população, com a meta de garantir níveis mínimos de reservação do SAIC até o período das chuvas, previsto somente para depois de setembro.

A companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou o calendário do rodízio de água em Curitiba e região metropolitana até o próximo domingo (19). Veja as regiões que vão ser afetadas pela falta do abastecimento.