Broca de dentista se solta e cai dentro de pulmão de paciente

por Redação RIC.com.br
com informações do G1 RN
Publicado em 25 ago 2021, às 14h37.

Uma paciente de 55 anos engoliu uma broca durante um procedimento de extração dentária em uma unidade de saúde no município de Lages, no Rio Grande do Norte, no último dia 26 de julho. Desde então, Iolanda Mariano de Melo Simplício está com o material alojado no pulmão e, segundo seu filho, sente muitas dores e já perdeu cerca de 10 quilos desde o ocorrido.

“A Secretaria Municipal de Saúde nos deu assistência para a realização dos exames. A gente foi para Natal inúmeras vezes com ela para fazer tomografia, raio-x, hemograma, risco cirúrgico, mas até agora nada. Já são quase 29 dias e praticamente não temos resposta. A gente quer uma solução, porque é um corpo estranho que está dentro do pulmão dela”, conta Rohnhalyson Mariano, ao G1.

A Prefeitura de Lajes informou que uma cirurgia chegou a ser marcada para 11 de agosto, mas não aconteceu pois um dos equipamentos necessários quebrou. A Prefeitura também informou que vai pagar pelo procedimento de retirada do objeto do pulmão da paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o dentista responsável pelo acidente foi afastado e não voltará a trabalhar no município.