Com presença de Bolsonaro, Prefeitura de Maringá entrega obras em aeroporto nesta sexta

por Redação RIC.com.br
com informações da PMM
Publicado em 30 set 2021, às 10h05. Atualizado às 10h06.

Após obras, a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (1º) às 15 horas, pelo prefeito Ulisses Maia e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro em evento de entrega de melhorias e ampliação do Aeroporto Regional de Maringá. O governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, também confirmou presença.

As obras no Aeroporto Regional de Maringá envolvendo ampliação e modernização de pista e do pátio, além de implementação dos novos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS) foram iniciadas em 2019 com investimentos na ordem dos R$ 81,5 milhões, oriundos de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e contrapartida municipal.

Depois da ampliação e modernização, o aeroporto maringaense fica pronto para receber aeronaves de maior porte e também um volume ainda maior de voos de carga, o que atende um dos anseios da Gestão Ulisses Maia, que é de internacionalizar a “marca” Maringá, estimulando negócios e parcerias com outros países e favorecer as importações e exportações da iniciativa privada local.

“Melhorias e ampliação em nosso aeroporto significam termos em mãos uma ferramenta valiosa para avançarmos ainda mais no desenvolvimento econômico. Daqui para frente, vamos assistir a um novo panorama de negócios com Maringá entrando de vez no radar internacional envolvendo importações e exportações”, diz o prefeito Ulisses Maia.

Conforme explica o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, o Aeroporto de Maringá tem o maior potencial de desenvolvimento do Paraná e o 6º maior do Brasil. “Graças aos investimentos recentes, o local terá capacidade para receber três milhões de passageiros por ano”, comenta.

Entre as melhorias no aeroporto, destaca-se ainda a modernização da Torre de Controle, cujo Termo de Compromisso já foi assinado e o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros com a instalação de pontes móveis (fingers) para o embarque e desembarque já está sendo desenvolvido pela Infraero, contratada para a obra de ampliação do local de 3,4 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados.

Novos voos

O Aeroporto Regional de Maringá completou 20 anos em 2021. Possui sítio aeroportuário e entorno totalmente preservados pelo plano diretor da cidade, permitindo, assim, sua expansão. As três principais companhias aéreas brasileiras operam no aeroporto: Azul, Gol e Latam ofertam voos para Curitiba, Campinas, Guarulhos, Congonhas (retorna em dezembro) e conexões para o Brasil e o mundo.

Em julho deste ano, a Azul Linhas Aéreas confirmou ampliação de destinos, tendo voos diretos para a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. E neste mês de setembro, novos voos foram confirmados para atender a população na alta temporada 2021/2022. São voos diretos para Navegantes (SC), Rondonópolis e Cuiabá (MT) e Porto Seguro (BA).