Cratera na área rural de Rio Branco do Sul assusta moradores
Uma cratera que surgiu na área rural de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está assustando os moradores da região. Segundo o Rodrigo Arquimedes Faria, o ‘buraco’ pode ser, inclusive, o responsável pelo tremor de 2,3 graus na Escala Richter que atingiu a cidade na madrugada de terça-feira (14).
Cratera em Rio Branco do Sul
Ainda conforme Faria, a cratera, localizada na sexta-feira (17), é chamada de ‘Dolina’ e costuma ocorrer quando existem cavernas no subsolo. “Como Rio Branco do Sul está em cima do que nós chamamos de Aquífero Karst, que é um aquífero formado por cavidades subterrâneas em rochas calcárias, o nível do aquífero pode estar diminuindo e fazendo com que as cavernas percam a sustentação e caiam. E, o que povo vem sentido então, pode ser o impacto dessas cavernas colapsando no subsolo”, explica o geólogo.
O local precisou ser isolado, pois a tendência das ‘Dolinas’ é que elas fiquem em processo de expansão. “Esse processo ainda está em evolução, este buraco ainda está aumentando. Não é possível saber a dimensão dessa caverna subterrânea, por enquanto. Vamos ter que fazer algumas outras investigações e saber até onde ela se estende pelo subsolo”, diz Faria.
Os moradores não precisaram ser retirados dos arredores, mas estão em estado de alerta. “Nunca passamos por isso, é a primeira vez e a gente está bem assustado. Os tremores que andam acontecendo, foi depois desses tremores que abriu esse buraco. E o tremor é muito intenso, o barulho é forte, treme a casa toda. É bem complicado”, contou Amaralina Lansoni que vive há mais de 30 anos na região.
Já os moradores da região urbana apontam que, nos últimos cincos anos, inúmeras rachaduras têm surgindo nas residências, assim como buracos nos terrenos. Provavelmente, de acordo com o geólogo, o motivo também são as Dolinas.
LEIA TAMBÉM: Paranaense viaja até Roraima de caminhão para ajudar refugiados
PR-445 é bloqueada por moradores do distrito de Irerê em protesto
A Defesa Civil, junto com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com os responsáveis do município estão fazendo um trabalho de monitoramento em Rio Branco do Sul. Além disso, um estudo para detectar outras cavernas também está em andamento.
Tremor Rio Branco do Sul
O último tremor ocorrido em Rio Branco do Sul não causou estragos ou riscos à população. No entanto, desde o dia 23 de abril, segundo a Defesa Civil, já foram registrados três ocorrências de abalo no município.
Siga o RIC Maisno Instagram e fique por dentro de todas as novidades!