Grupo RIC completa 34 anos nesta segunda (26) com foco em realities e podcasts

Publicado em 26 abr 2021, às 09h44. Atualizado às 18h51.

O Grupo RIC completa 34 anos de história e parceria com o público paranaense nesta segunda-feira (26). As bodas de oliveira marcam mais um aniversário e uma nova fase do maior grupo produtor de conteúdo regional do país.

Diariamente, são produzidas mais de 24 horas de conteúdo que atingem mais de 25 milhões de pessoas mensalmente.

Ao longo dos 34 anos, a semente do Grupo RIC, que foi plantada inicialmente com o projeto de duas rádios, desenvolveu e hoje impacta milhões de paranaenses com afiliadas da Record TV em Curitiba, Londrina Maringá e Oeste; seis rádios – Jovem Pan Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel, RIC FM, Rádio Igapó e Rádio Folha -; o portal RIC Mais, a revista TOPVIEW, a plataforma de marketing de influência Spark e o Instituto RIC.

Emissoras de rádio e TV do Grupo RIC (Arte: Divulgação/Grupo RIC)

As bodas de oliveira significam uma resistência às adversidades do tempo.

“A oliveira é uma árvore centenária, de raízes fortes. É uma árvore que se solidifica em cima de seus princípios, e é o que nós somos hoje. Nós estamos baseados em princípios sólidos. Os valores do grupo, a transparência, a ética, os valores de regionalismo, de transformação, de compromisso com a comunidade, estão enraizados em toda estrutura do grupo”,

destacou o presidente executivo do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

O símbolo das bodas de oliveira é a resistência que o produto adquiriu durante várias fases. Assim como em um relacionamento, o Grupo RIC solidificou a comunicação com o público paranaense e hoje é parte da rotina seja na televisão, no rádio ou pela internet, em todas as redes sociais. 

“Nós somos o maior produtor regional de conteúdo do país, produzimos mais de 24 horas de conteúdo. O grupo conversa mensalmente no Paraná com mais de 9 milhões, nós atingimos 25 (milhões), o que significa que nós não somos só um grupo paranaense. Nós somos um grupo que fala sim do Paraná, defende o Paraná, mostra o paranaense, o que é feito de bom aqui, mas a gente atinge o Brasil inteiro”,

comentou Marcus Yabe, diretor corporativo de produto, conteúdo e convergência do Grupo RIC.

As novidades

Neste 34º aniversário, o Grupo RIC volta a celebrar a consolidação da vice-liderança da televisão, com crescimento exponencial do programa Balanço Geral e outras produções, além do aumento da audiência da RIC FM e a liderança absoluta do Os Pingos no Is, na Jovem Pan.

Para a nova fase, cada vez mais presente em todos os momentos dos paranaenses, o Grupo RIC terá uma evolução em podcasts e produção de realities valorizando a cultura local.

“O projeto do futuro é estar alinhado com o novo comportamento do cidadão. Transformar a nossa comunicação, a nossa informação, em uma entrega que acompanhe a jornada do cidadão. E que nosso conteúdo continue transformando a sociedade, para uma sociedade melhor”,

contou Petrelli.

Entre as novidades que estrearão em breve na programação da RIC está o reality show A Grande Batalha de Receitas, em que famílias paranaenses disputarão quem prepara os melhores pratos. O reality gastronômico promete enaltecer a cultura local e levar diversão a comunidade.

Além de conhecer receitas que fazem parte de famílias do Paraná, o programa irá contar histórias, relembrar momentos e destacar a importância da convivência familiar.

“O futuro já bate às portas da RIC. Nós estamos preparados, investindo muito para isso, para até 2025 se tornar uma media tech, que são essas empresas que têm essa trajetória e compromisso com os dados para os espectadores e para os clientes. Estamos fazendo grandes apostas e com certeza o futuro será brilhante para a RIC”,

projetou Marcelo Requena, diretor corporativo de Mercado e Soluções Integradas do Grupo RIC.

Confira a reportagem sobre os 34 anos do Grupo RIC:

Sobre o Grupo RIC

Fundado na década de 1980 pela família Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Seu grande diferencial competitivo é a capacidade de atender desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, de forma que todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a rádio RIC FM Curitiba, as rádios Igapó FM e Folha FM, em Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark e o Instituto RIC de Atitude Social.