Saiba o que não te contam sobre a Black Friday
Black Friday: essa expressão te assusta ou te anima? Criado nos Estados Unidos, esse evento social tem se perpetuado por décadas no mundo todo como o melhor momento para adquirir aquele produto tão desejado, mas que em condições normais, estaria acima do preço. Apesar da ideia ser boa, do ponto de vista econômico, como tudo que é popular, a Black Friday passa por seus altos e baixos.
Essa estratégia de vendas já passou por diversas configurações e hoje, é tema que divide opinião. Porém, como explica o especialista em Marketing Digital e mestre em Direito, Ney Queiroz de Azevedo, é importante dedicar um olhar mais para o lado desconhecido do tema. Portanto, pensando nisso, separamos coisas que ninguém te conta sobre essa data:
Ação de Graças
Como explica o especialista, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos como um feriado adjacente ao de Ação de Graças, comemorado pelos americanos toda última quinta-feira do mês de novembro. Com o intuito de oferecer promoções à população para que houvesse um consumo maior nesta data, a Black Friday passou a ser “comemorada” na sexta pós feriado.
De acordo com Ney, apesar de existir há muito tempo, a ideia só se popularizou na década de 1980 e 1990, primeiramente nos estados da Philadelphia e de Nova York, e depois globalmente. Com a disseminação, hoje, a Black Friday é um evento aguardo o ano inteiro, assim como o Dia das Mães, dos Pais, ou até mesmo o Natal.
Black Friday tropicalizou
Já sabemos que quando uma ideia chega no país, o brasileiro dá um jeitinho de deixar mais com a cara da nação. Como explica o especialista de marketing, com a Black Friday não foi diferente: ela chegou e se tornou tropical. Além de estender a Black Friday para além das sextas e comemorá-la em dias, semanas, ou até mesmo o mês todo, no Brasil o feriado de Ação de Graças não foi adotado, apesar de ter sido o feriado que impulsionou sua criação.
“Ganhou outras características, e por isso, surgiram promoções que não são tão vantajosas aos consumidores como prometido. Focou apenas no comercial”,
explica Ney.
Anúncio é feito nos detalhes
As ações publicitárias criadas para chamar o público para participar do evento contou e continua contanto com diversas ferramentas capazes de entender o cérebro do consumidor. Repleta de slogans chamativos e ofertas tentadoras, é importante ficar de olho para ver se as compras feitas nesta época do ano não são apenas respostas para estas estratégias de negócio.
Tem que garimpar
Apesar de ter sido criado como uma oportunidade de facilitar a compra de produtos que, normalmente, são mais caros, a Black Friday é repleta de pegadinhas que exigem uma boa garimpada.
“Pensando em um consumo consciente: as vezes as condições do produto são boas, mas talvez você nem vá usar. Por isso, é importante usar o período da Black Friday para pesquisar, comparar e assim ver se realmente vale a pena adquirir”.