Haitianos são presos em Maringá por usarem visto brasileiro falso
Uma mulher e um homem do Haiti foram presos durante a manhã desta terça-feira (23) por estarem usando vistos brasileiros falsos. O flagrante ocorreu em Maringá, no noroeste do estado, quando os dois haitianos procuraram a Polícia Federal para solicitar a autorização de residência com base em acolhida humanitária.
De acordo com a polícia, ao realizarem a checagem dos documentos nos sistemas oficiais, os agentes verificaram que os números dos vistos emitidos, supostamente pela embaixada do Brasil em Porto Príncipe, no Haiti, pertenciam a outras duas pessoas diferentes.
Diante da suspeita de falsidade das etiquetas dos vistos, a Polícia Federal descobriu que os imigrantes entraram regularmente no Brasil em setembro deste ano, pelo aeroporto internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, em Manaus, no Amazonas, mas sem a devida verificação da autenticidade dos vistos.
Caso condenados
Os autuados foram indiciados pelo crime de uso de documento falso previsto nos artigos 304 combinado com artigo 299 do Código Penal com pena prevista de um a cinco anos de reclusão.