Homem que teria ficado preso por um mês na toca de um urso é fake news

Publicado em 27 jun 2019, às 00h00.

A história de um homem preso por um urso pardo e resgado após um mês foi replicada por inúmeros jornais do mundo todo, mas, agora, foi descoberto que se trata de uma fake news. A situação teria ocorrido na remota República da Tuva, na Rússia.

História do homem preso por urso 

Segundo o The Siberian Times, a vítima, identificada apenas como Alexander, foi localizada em estado grave depois que cães de caça se recusaram deixar a entrada da toca do urso. Desconfiados da atitude dos cães, os caçadores entraram na caverna e se depararam com o que pensaram ser uma “múmia humana”, devido ao estado avançado de decomposição do corpo de Alexander.  

homem-preso-por-urso-russia

Foi na República da Tuva que o homem foi preso pelo urso. (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Vítima do urso declarou que foi guardado como comida

Ainda conforme o noticiado, Alexander contou que sofreu uma fratura na coluna quando foi atacado pelo urso pardo e não conseguiu fugir. Na sequência, já paralisado, ele foi então arrastado pelo animal para uma caverna e guardado para ser comido posteriormente. “O urso me guardou como comida para o futuro”, declarou o homem preso pelo urso

A história do homem preso por urso é fake news

Nesta quinta-feira (27), a história caiu por terra. Segundo a revista Superinteressante, que apurou o assunto, a situação que evolve o suposto Alexander se trata de uma fake news. Os jornalistas conseguiram identificar que o mesmo vídeo no qual a vítima do urso aparecia já havia sido publicado há algumas semanas. No entanto, na ocasião, o homem com o mesmo nome de Alexander havia ressuscitou após ser enterrado em um cemitério.

A explicação para que veículos de comunicação de vários países tenham caído na pegadinha, é de que o vídeo foi feito por um profissional e pode ter sido produzido, inclusive, com auxílio de efeitos especiais.