Maringá: evento busca soluções para seca nos lagos do Parque do Ingá

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 24 set 2021, às 10h00. Atualizado às 10h01.

A água das lagoas secou e o Lago do Parque do Ingá está perdendo o leito originalmente ocupado. A Ilha dos Macacos já desapareceu. Para discutir este problema, uma reunião pública será realizada na próxima quarta-feira (29), às 9h, no Plenário Ulisses Bruder, na Câmara de Maringá.

A iniciativa é da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT) que reunirá especialistas para buscar respostas ao grave problema. “O desaparecimento das pequenas lagoas e a diminuição do leito do lago central, descaracteriza o parque que, prestes a completar 50 anos, está irreconhecível”, afirma ela.

O encontro propiciará diálogo entre os palestrantes e, também, espaço para a participação do público presente. Pelas redes sociais, poderão também ser feitas manifestações por escrito que serão lidas no evento. Será permitida a participação presencial de 50 pessoas no máximo, seguindo última Portaria da Câmara de Vereadores, de controle e prevenção à Covid-19.

Imagem aérea mostra seca do lago central do Parque (Foto: Reprodução/ RIC Record TV Maringá)

Entre os palestrantes estão representantes do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Comissão de Direito Ambiental da OAB Maringá, Sanepar e Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Maringá.

A reunião pública com o tema “Os lagos do Parque do Ingá estão secando. O que fazer?” será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Maringá no Facebook e no Youtube.