Operação apreende 3 toneladas de carne em centro de distribuição clandestino em Maringá; assista

Publicado em 20 ago 2021, às 10h02. Atualizado às 10h06.

Em operação realizada nas primeiras horas da manhã desta sexta (20), a Polícia Civil e o Serviço de Inspeção Municipal interditaram um centro clandestino de distribuição de carne de porco. Dentro do local, foram encontradas cerca de 3 toneladas de carne sem procedência comprovada e acondicionados de maneira irregular.

A investigação foi iniciada através de denúncia anônima. De acordo com a Vigilância Sanitária municipal, o centro clandestino fica em um bairro residencial, o Jardim Imperial. O estabelecimento irregular funcionava em uma edícula, que foi adaptada para receber uma câmara fria improvisada.

Leia mais: Incêndio destrói salas de aula de colégio em Paranavaí

“Foi constatada que a situação do local era bem precária. Os animais eram abatidos em um frigorífico terceirizado e a carne, sem nota fiscal, era levada para o local, onde era manipulada sem qualquer cuidado e acondicionada de maneira completamente irregular, muitas peças inclusive ficavam no chão“, explica o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Lucas Vinícius.

“Não havia nada congelado. A carne estava toda descongelada e verificamos que o fracionamento era feito em uma pia improvisada, sem qualquer cuidado. Totalmente inadequado“, ressaltou o delegado Luiz Alves.

A movimentação e manipulação da carne eram feitas de madrugada, para não levantar suspeitas. Há indícios de que a carne irregular era vendida a mercados e açougues da cidade. O local não possui CNPJ.

O local foi lacrado e a carne foi apreendida. O responsável pela operação e os funcionários do local prestaram depoimento e foram liberados. O dono responderá na Justiça e deverá receber sanção da Vigilância Sanitária, que ainda não foi definida.