TSE anula eleição do prefeito de Francisco Alves e novo pleito será em novembro

Publicado em 17 set 2021, às 19h29. Atualizado em: 19 jun 2022 às 12h50.

O município de Francisco Alves, no Oeste do Paraná, deverá realizar novas eleições, após decisão do Ministério Público Eleitoral que impugnou a candidatura de Valter Cesar, eleito no ano passado para um terceiro mandado. Ele já havia sido prefeito entre 2005 e 2008 e também de 2009 a 2012.

Cesar, que foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recorreu da decisão, mas a sentença foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE confirmou nesta sexta-feira (17) que as novas eleições deverão ocorrer no dia 7 de novembro.

Irregularidades

O prefeito teve seus votos anulados pelo TSE, que considerou que houve ato doloso de improbidade administrativa, uma vez que o Tribunal de Contas do Paraná rejeitou prestações de contas do gestor apresentadas durante mandato anterior.

Ele também não prestou contas referentes ao período em que atuou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã, cargo exercido quando estava no segundo mandato como prefeito.