INSS reabre, mas peritos não aparecem para trabalhar Curitiba: “Vai ter que remarcar”
Após seis meses sem funcionamento, devido a pandemia do novo coronavírus, estava marcado para esta segunda-feira (14) a reabertura das agências Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entretanto, em Curitiba, os peritos não apareceram e os servidores que havia marcado ficaram sem atendimento. “Vai ter que remarcar”, declarou um funcionário da instituição.
O funcionamento das agências do INSS estava programado para retornar, de maneira agendada, para às 7h desta segunda-feira. Porém, os servidores que foram até a sede de Curitiba deram com a cara na porta.
“A gente vem de longe, está doente, tomando remédio, depois de cinco meses sem receber nada e ainda não é atendido”, comentou um servidor.
Uma outra mulher, que teve lesão grave durante o trabalho, e está a base de remédios fortes, agendou horário, entretanto, não foi atendida e acabou desmaiando. “Disseram para eu vir”, declarou a mulher pouco antes de cair ao chão.
Funcionário do INSS explica “peritos não vieram”
A reabertura gradual das agências do INSS não aconteceu em Curitiba. Era para ser retomado os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, de maneira gradual. Mas, nesta manhã apenas os servidores apareceram na agência.
“Vai ter que remarcar […] os peritos não vieram”, falou um funcionário aos servidores que aguardavam atendimento.
Na sequência, o portão da agência foi fechado. A servidora ficou caída na calçada, uma equipe da Polícia Militar (PM) que acompanhava a movimentação acionou uma ambulância e um funcionário do INSS trouxe apenas um copo de água.
Preocupados com estado de saúde da servidora, um acompanhante levou a mulher ao hospital em um carro particular.