MPF homologa acordo para redução de tarifa em seis praças de pedágio do Paraná

Publicado em 6 set 2019, às 00h00.

O Ministério Público Federal (MPF) homologou, nesta quinta-feira (5), o acordo de leniência da concessionária Ecorodovias S.A. controladora das concessionárias Ecovia e Ecocataratas, que atuam no Paraná. Segundo o acordo, seis praças de pedágio devem reduzir os valores cobrados, em até 30%, para a recuperação de R$ 400 milhões, em decorrência das infrações e ilícitos revelados.

As praças de pedágio que terão o valor reduzido estão nas cidades: São José dos Pinhais, Cascavel, Candói, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

Acordo para redução do valor das tarifas de pedágio

A leniência envolve diversos atos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados a contrato de concessão firmado entre o estado do Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem), o Ministério dos Transportes e a Ecorodovias.

A empresa reconheceu o pagamento de propinas para a obtenção de modificações contratuais benéficas à concessionária desde o ano 2000.

Praças de pedágio administradas pela Ecorodovias

A redução para os usuários poderá chegar a 30%, em seis praças de pedágio localizadas na BR-277, no Paraná. A região oeste deverá ter a diminuição em três praças – Cascavel, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu – a região central em duas – Laranjeiras do Sul e Candói – e para completar a praça em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.