Revelação de orientação sexual de Eduardo Leite repercute entre os políticos; veja mais
Após assumir ser homossexual em entrevista, o governador Eduardo Leite virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Políticos de diferentes partidos repercutiram a declaração do gaúcho, que agradeceu o apoio recebido:
“As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio!”, escreveu Leite em seu perfil na rede social.
Na classe política, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior foi um dos primeiros a se manifestar: “Feliz é o país que pode contar com políticos como Eduardo”, afirmou.
Não conheço quem conviva com o governador @EduardoLeite_ e não o admire. Gestor competente, líder habilidoso e um ser humano singular, de imensa coragem. É um orgulho dividir com ele um projeto que está transformando o RS. Feliz é o país q pode contar com políticos como o Eduardo
— Ranolfo Vieira Júnior (@DelegadoRanolfo) July 2, 2021
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também publicou mensagem de apoio: “Admiração e respeito ao meu amigo”, escreveu.
Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_
— João Doria (@jdoriajr) July 2, 2021
Nomes como os deputados Edegar Pretto (PT) e Luciana Genro (PSOL) e o político Ciro Gomes (PDT) manifestaram apoio ao governador.
O Brasil é o país que mais mata LGBT. Cabe ressaltar a postura e a coragem do governador @EduardoLeite_, e reforçar nosso compromisso no combate a qualquer tipo de preconceito. Contra o machismo, o ódio e a discriminação, todas as bandeiras devem estar unidas. ?️? pic.twitter.com/gCf9JxxxHV
— Edegar Pretto (@EdegarPretto) July 2, 2021
Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação. ?️?
— Luciana Genro (@lucianagenro) July 2, 2021
Parabéns ao meu amigo Eduardo Leite por sua coragem, neste mundo cheio de hipocrisia e preconceito. Atitudes como esta, que são ainda tão raras na política, reforçam os grandes valores da verdade, liberdade e humanidade. @EduardoLeite_
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 2, 2021
Pela coragem, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) parabenizou Eduardo Leite. Além dele, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, também manifestou apoio ao governador.
Parabéns para o @EduardoLeite_ pela coragem. A sociedade só avança em cada momento histórico inspirada pelo exemplo. Que outros exemplos venham, de união, respeito e democracia!
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) July 2, 2021
Parabéns ao Governador @EduardoLeite_ pela declaração corajosa, ainda incomum no Brasil. É importante quebrar barreiras e preconceitos.
— Sergio Moro (@SF_Moro) July 2, 2021
No entanto, nem todos apoiaram o pronunciamento de Eduardo Leite. Jean Wyllys, que atualmente mora na Espanha, onde faz doutorado em ciência política, cobra de Eduardo Leite o fato de ele ter apoiado até recentemente o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Enquanto o gay recém-saído do armário não expressar por ATOS e novas palavras que se arrepende de ter apoiado alegre e explicitamente um homofóbico racista que se revelou genocida, sua saída do armário não será, para mim, fonte de alegria acrítica. Não adianta.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) July 2, 2021
Homossexual, o ex-parlamentar sempre se posicionou contra o então colega deputado Jair Bolsonaro.