Secretário garante cancelas abertas no final do contrato: “Não teremos pedágio no dia 28 de novembro”
O Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, participou na manhã desta quarta-feira (11) dos programas Jornal da Manhã Paraná, da rádio Jovem Pan, e Paraná no Ar, da RIC Record TV. O responsável da pasta comentou sobre a visita do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que irá apresentar a nova modelagem da concessão rodoviária do estado às 15h, no Palácio Iguaçu.
De acordo com Sandro Alex, o modelo escolhido irá beneficiar a população paranaense e, durante o leilão, quem fizer “o maior lance e garantir a menor tarifa” levará a concessão.
“É uma construção feita com muito diálogo, ouvindo o estado do Paraná, as lideranças e, claro, ao lado do governo federal nós construímos nestes últimos dois anos um modelo que atendesse a expectativa depois de décadas, que o cidadão paranaense aguardava. Tarifa justa, com redução grande no Paraná, e que nós tenhamos uma garantia que as obras serão realizadas e haja transparência”,
comentou o secretário.
Sandro Alex também destacou que o governo federal possui um padrão de gestão para atender todos os estados brasileiros. Entretanto, o formato não era ideal para o Paraná.
“O paranaense não aceita o bom, só aceita o melhor. Nós tivemos que construir com o governo federal uma modelagem que atendesse aos anseios da população. Recentemente, o Governo Federal fez um leilão em Goiás, e fez pelo método que defendia. O povo goiano aplaudiu, considerou-se atendido. Aqui no Paraná, nós pedimos que houvesse uma alteração e o governo federal foi ouvir os cidadãos. Estivemos com o G7, fomos a Cascavel, e o governador Ratinho Junior foi decisivo. Ele foi ao Presidente da República contar a história que talvez em Brasília o povo não conhece, que é o quanto o povo sofreu com tarifa abusiva e ausência de obras”,
reforçou Sandro.
Nesta quarta-feira, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas estará junto com o governador Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, para apresentar detalhes da nova concessão de 3,3 mil km de rodovias do Paraná. O Estado e a União formataram uma metodologia específica para os seis lotes, de maneira a garantir tarifa mais baixa, disputa livre na Bolsa de Valores e garantia de R$ 44 bilhões em execução de obras.
O pacote é formado por rodovias estaduais e federais e deve ir a leilão após passar por análise detalhada do Tribunal de Contas da União (TCU).
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Cancelas liberadas
Durante entrevista ao jornalista Marc Sousa, Sandro Alex foi questionado sobre o vencimento dos contratos, que ocorre dia 27 de novembro. O secretário reforçou que existem duas possibilidades, mas que a decisão será pelo encerramento do contrato.
“Vamos prorrogar ou encerrar os contratos. O governador já deixou claro que não haverá prorrogação. Temos que colocar um ponto final para virar a página. Paraná é terra de gente que trabalha, não que rouba”,
comentou.
Com o final dos contratos e sem a licitação do novo leilão, as tarifas não poderão ser cobradas, segundo Sandro Alex. “Não teremos pedágio no dia 28 de novembro”, comentou o secretário, que ainda reforçou: “mesmo sem cobranças, as estradas não estarão abandonadas”.
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Praça Cascavel x Toledo
Ao ser questionado sobre a inclusão da nova praça de pedágio entre as cidades de Cascavel e Toledo, no oeste do estado, Sandro Alex defendeu o pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Apesar do trecho já ser duplicado, o secretário comentou que é um pedido da polícia da região devido ao volume de acidentes.
“O governador pediu ao ministro que tome a melhor decisão para atender a região. E ele vai esclarecer isto hoje. Eu também acredito que não poderá ter lá qualquer tipo de valor, até por ser uma rodovia duplicada. A Polícia Rodoviária tem dito que o serviço de guincho, ambulância, de manutenção desta rodovia se faz necessário, por se tratar de um trecho que tem maior incidência de acidentes. Seria necessário haver um serviço adequado”,
comentou.
Diante do pedido, Sandro Alex concordou com a inclusão da praça. “Me parece razoável pelos pedidos da PRF que trabalha lá diariamente”, concluiu.