Transporte coletivo de Londrina pode entrar em greve na segunda (07)
Funcionários das empresas Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Londrina Sul Transporte Coletivo (Londrisul), que operam o transporte público de Londrina, no norte do Paraná, aprovaram indicativo de greve nesta quarta-feira (02). Caso não haja negociação patronal nos próximos dias, a greve deve iniciar ao meio dia de segunda-feira (07).
Os trabalhadores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), estão em negociação com o patronal pedindo aumento salarial, alegando que os salários estão aquém da inflação e por isto já não acompanham mais os preços de supermercado, combustível, farmácia, etc.
Porém a maior questão em jogo é que as empresas querem excluir, por dois anos, o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Os funcionários querem continuar recebendo o PPR. O Sinttrol ainda está pedindo a permanência do pagamento da contribuição sindical, que pode ser retirado. Há ainda outros pontos em negociação, como a jornada de trabalho de seis horas, cortes de cobradores para reduzir gastos, entre outros.
As urnas que coletaram os votos passaram por terminais de ônibus e pelas duas empresas ao longo desta quarta-feira. A votação entre os trabalhadores encerrou às 17h e resultou em 534 votos a favor da greve, 22 votos contra, 03 votos em banco e um voto nulo. 560 trabalhadores votaram no total.
Agora, o Sinttrol tem até 48 horas para informar o indicativo de greve às empresas, à população e ao ao Ministério Público do Trabalho, que deve analisar, regulamentar a porcentagem mínima de ônibus circulando no período de greve e intermediar a negociação entre trabalhadores e patrões, caso a negociação vá para dissídio. Apesar da aprovação do indicativo de greve nesta quarta-feira, o Sinttrol informou que ainda está aberto a negociação. Justamente por isto a greve só deve começar ao meio dia de segunda-feira.
Se a greve ocorrer, de fato, será a terceira parada no transporte público de Londrina, em 2021. Uma ocorreu no dia 9 de abril, por causa de atraso de pagamento do vale, e a primeira em 22 de janeiro, por atraso no pagamento dos salários.