Voo nupcial: formigas com asas “invadem” cidades do Paraná e assustam moradores

Publicado em 6 out 2021, às 11h58. Atualizado às 12h47.

Elas apareceram como uma “nuvem” e tomaram conta das cidades do Paraná. Em Cascavel, Londrina e Maringá, as formigas de asas tomaram conta do céu, e assustaram moradores, que começaram a divulgar vídeos e fotos na internet sobre a grande quantidade de insetos. Em Maringá, a situação virou meme.

Para entender o que está acontecendo, nossa equipe foi atrás de uma bióloga, que explicou esse “voo nupcial”, que ocorre nessa época do ano.

Segundo, a Bióloga, especialista em Biologia Sanitária, Clair Aparecida Viecelli, esse período é chamado de revoada das formigas cortadeiras, os insetos criam asas para realizar o acasalamento.

“Elas desenvolvem asas para voar, porque o acasalamento entre macho e fêmea é no ar, voando. Normalmente as formigas não tem asas, só que para essa época elas desenvolvem asas só para fazer esse voo nupcial, voltando para o solo ela já perde as asas, a fêmea começa o formigueiro e o macho vai morrer.”

Clair Aparecida Viecelli Clair Aparecida Viecelli – Bióloga, especialista em Biologia Sanitária

 A grande quantidade de insetos tomou conta do céu e também dos gramados das cidades. Segundo Clair, não há preocupação em relação a animais domésticos, pois as formigas não ferroam. No entanto, quando manipuladas, ou colocadas em risco, para defesa, os insetos podem morder e causar ferimentos na pele.

O prejuízo para a saúde humana não existe, no entanto o impacto do voo das formigas pode trazer prejuízos econômicos, isso porque os insetos criam formigueiros gigantes e além disso, as formigas cortadeiras, são consideradas pragas, tanto da área urbana, quanto rural, causando prejuízo nas folhas das plantas.

No processo de criação do formigueiro, apenas a fêmea permanece, o macho acaba morrendo após perder as asas, como explica Clair.

“ A fêmea é a primeira que se preocupa a voltar ao solo e começar a cavar, o macho começa a caminhar aleatoriamente e logo morre. É só a fêmea que dá continuidade ao formigueiro. Não há um padrão específico, mas normalmente o macho é um pouco menor, a fêmea é maior.”

Clair Aparecida Viecelli Clair Aparecida Viecelli – Bióloga, especialista em Biologia Sanitária

Maringá “invadida”

Em Maringá, no Noroeste do Estado, os insetos também tomaram conta da cidade, mas por lá a situação virou meme.

(Foto: Luiz Lemos / Dicionário Maringaense)

Os maringaense, não perderam tempo e usaram a criatividade para falar sobre o assunto que pegou a população de surpresa, nossa equipe fez uma seleção dos melhores memes.

Do tamanho de uma moeda, em Londrina

Os registros seguem para o norte Paranaense. No centro e na zona oeste de Londrina, o tamanho das formigas impressionou. Para que os moradores tivessem uma “ideia”, foi feita a comparação com uma moeda de R$0,50.