Comissão da Assembleia aprova projeto que proíbe passaporte vacinal no Paraná

por Isadora Deip
com informações da Assembleia Legislativa do Paraná e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 15 fev 2022, às 21h50.

O projeto de lei que veta a exigência de passaporte vacinal da Covid-19 no Paraná foi aprovado nesta terça-feira (15), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta tramita em regime de urgência e é de autoria dos deputados Ricardo Arruda (PSL), Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando Martins (PSL) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP).

De acordo com o texto, fica proibida a “exigência de documento discriminatório, certidão, atestado, declaração ou de passaporte sanitário comprobatório de vacinação”.

A justificativa dos autores é de que a medida protege empregos, o livre acesso a templos religiosos, repartições públicas em geral, meios de transporte públicos, eventos de qualquer natureza e instituições de ensino. A proposição também visa, segundo eles, garantir a obtenção de documentos públicos, a possibilidade de inscrições em concursos e o ingresso em cargos, empregos e funções públicas.

Na reunião desta terça, a matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Márcio Pacheco (PDT).

“É inviolável o direito à liberdade de consciência e crença, além de livre pensamento e locomoção. Não há lei que ampare as ações que estão sendo colocadas por algumas autoridades e gestores, ferindo direitos da Constituição. Não há base para tais ações. Obrigar a isso é antijurídico. O passaporte fere a livre escolha”,

declarou Pacheco.

O projeto recebeu apoio dos autores, deputados Ricardo Arruda e Delegado Jacovós, além dos deputados Homero Marchese (PROS), Tião Medeiros (PTB), Maria Victoria (PP) e Evandro Araújo (PSC). A deputada Cristina Silvestri (CDN) e o deputado Tadeu Veneri (PT) votaram contra o parecer.

Antes de ir a plenário, a proposta deve ser debatida nas Comissões de Saúde Pública e Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

Mostrar próximo post
Carregando