O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná também participou do desfile de 7 de Setembro realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro cívico, em Curitiba. Ele expôs na avenida, além das viaturas e equipamentos utilizados no cotidiano, carros antigos usados pela unidade como Jips e Fords a vapor dos anos 10, 20, 50, 60, 70. O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) também desfilou.
“Esta unidade é uma das mais respeitadas pela população, pois salvamos vidas, buscamos trazer tranquilidade e paz para a população; e este desfile é marcante por ocorrer no ano do centenário da corporação, então não comemoramos apenas a independência, mas também décadas de excelentes serviços prestados à comunidade”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento.
O Corpo de Bombeiros apresentou na avenida viaturas desde as mais antigas até as mais modernas. “Temos a oportunidade, aqui em Curitiba, de apresentar essas viaturas, e tudo aquilo o que foi, e o que é o bombeiro hoje; achamos que é oportuno fazer isso todos os anos, pois a população fica conhecendo nosso trabalho e assim nos respeita cada vez mais” afirmou Pombo.
O Major do Corpo de Bombeiros, Samuel prestes, Comandante do Grupo de Operações e Socorro Tático (GOST) do corpo de Bombeiros assistiu ao desfile acompanhado de oficiais da Guarda Costeira Americana que estão passando o feriado em Curitiba. “O desfile é sempre emocionante, pois estamos tratando da nossa pátria, falando de coisas cívicas, das crianças”, destacou. “Participo desta atividade desde criança quando ainda estudava no Colégio da PM e, por isso, para mim isso é emocionante”, garantiu.
Um dos grupos apresentados pelo Corpo de Bombeiros na avenida foi o GOST, tropa de elite da unidade, especializado em socorros em locais hostis. “Estes homens possuem treinamento específico para atuação pontual nas mais diversas ocorrências”, apontou o comandante do grupo, major Prestes. Resgates de pessoas perdidas na Serra do Mar, por exemplo, fazem parte do trabalho deste grupo.
“Sempre fazemos questão de ressaltar junto à nossa tropa que é muito importante a integração com as Forças Armadas, a Guarda Municipal, a própria Polícia Militar, a qual nós pertencemos, e tentamos fazer o melhor para a sociedade, e para a segurança pública”, disse Pombo, após o desfile. O que chamou a atenção da população em relação ao Corpo de Bombeiros foi a passagem das viaturas do Grupamento Motorizado.
Entre as funções desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros atualmente estão o combate a incêndios, busca e salvamento aquático, vertical e terreste, atendimento pré-hospitalar, além das atividades de defesa civil. “Hoje é uma instituição moderna, com homens treinados e capacitados, e que conta com o apoio incondicional do governo do Estado que não mede esforços para investir nesta área para que nós possamos sempre melhor atender a comunidade”, ressalta Pombo.
Centenário – A história do Bombeiros iniciou-se na cidade de Curitiba, no ano 1882, com uma sociedade de bombeiros voluntários, que visava satisfazer a necessidade de contemplar a Comunidade com um serviço contra incêndios, de caráter supletivo ao Governo do Estado e Município.
Passados 24 anos, no ano de 1.912, o então presidente da Província do Paraná, doutor Carlos Cavalcanti, apresentou ao Congresso Legislativo do Paraná, um pedido de crédito necessário à criação de uma unidade. Em 1953 passou a denominar-se, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.