Advogado René Ariel Dotti morre, em Curitiba, aos 86 anos

Publicado em 11 fev 2021, às 11h46. Atualizado às 12h29.

O renomado advogado René Ariel Dotti morreu, aos 86 anos, nesta quinta-feira (11), na sua residência, em Curitiba. Nascido em 15 de novembro de 1934, Dotti se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e começou a atuar na advocacia na década de 1950, se tornando referência na área.

Em nota, o escritório Dotti e Advogados, o qual René era fundador, comunicou a perda com pesar e contou um pouco sobre a sua trajetória.

“Destacou-se na luta contra a ditadura militar, defendendo jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes e tantos quantos foram perseguidos pelo regime. Por quase seis décadas, Dotti contribuiu com o ensino jurídico, com diversos livros e pareceres. Dotti deixa a esposa Rosarita, as filhas Rogéria e Cláudia, e os netos Gabriel, Pedro, Lucas e Henrique, além de uma legião de admiradores na área do Direito e em todas as esferas da sociedade.”

Atualização

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela regional do Paraná, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Dotti.

“Infelizmente o professor René nos deixou. É um dos dias mais tristes da advocacia paranaense. A figura do professor René era referência da advocacia paranaense no cenário nacional e internacional. Um democrata, um defensor das liberdades, um humanista, um incentivador da cultura, um jurista, um exemplo de pai de família, enfim, um homem completo, alguém que será lembrado para sempre na história do Paraná e do país. É uma perda irreparável para o Brasil”.

Afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

Na OAB, René Dotti exerceu diversos papéis, tanto no Paraná quanto em nível nacional. O advogado foi conselheiro seccional nos anos 1960 e 1970 e integrou diversas comissões, como a Comissão da Verdade no Âmbito da seção Paraná e a Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal no Estado do Paraná. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto de nova Lei de Imprensa.

Dotti era membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, da Academia Paranaense de Letras, da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Sociedade Mexicana de Criminologia. Dotti também foi membro da Comissão de Juristas, instituída pelo Senado Federal, para elaborar o anteprojeto do Código Penal (2011).