Agências do Trabalhador encaminharam 139 mil pessoas para empregos

As 220 agências do trabalhador instaladas no Paraná colocaram 139 mil pessoas no mercado formal de trabalho no ano passado. Cada unidade tem a meta de encontrar emprego para um número de trabalhadores equivalente a 3,5% da População Economicamente Ativa (PEA) do município em que está instalada. Das 220 agências, 144 atingiram mais de 95% da meta e as outras, até 75%.

De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, dificuldades com a adaptação para o novo sistema operacional do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) – o Portal Mais Emprego – impediram que parte das agências atingisse a meta.

De acordo com o secretário Luiz Claudio Romanelli, este fato é considerado compreensível para um momento de transição. “Em 2011, quase 70% das agências demonstraram resultado satisfatório. Esperamos que neste ano a porcentagem aumente, demonstrando um trabalho efetivo de intermediação de mão de obra”, disse.

Das 18 regionais, as que obtiveram melhores resultados foram Cianorte, Ivaiporã e Umuarama, que atingiram plenamente a meta. Em seguida aparecem Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Maringá, Paranavaí e Pato Branco, que alcançaram mais de 95% da meta. As unidades que apresentam bons resultados têm prioridade nos investimentos de recursos, equipamentos e nos cursos de aperfeiçoamento para seus agentes públicos.

Ângela Carstens, coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da secretaria, explicou que são consideradas economicamente ativas todas as pessoas com idade acima de 16 anos. A meta mínima de 3,5% da população economicamente ativa foi estabelecida como média, levando em conta peculiaridades dos municípios.

As 220 agências estão instaladas uma em cada município. Apenas os menores não têm uma unidade local. “Temos cobertura em mais de 50% dos municípios. Por isso, e pelo resultado obtido, o Paraná é referência nacional no Programa Nacional de Intermediação de Mão de Obra”, informou Ângela.

A intermediação de mão de obra é um dos principais serviços da Agência do Trabalhador, responsável pelo recrutamento, seleção e colocação de trabalhadores no mercado formal. Também estão disponíveis outros serviços, como cursos de qualificação profissional; encaminhamento para seguro desemprego; orientação e certificação profissional e o fomento às atividades autônomas e empreendedoras.

 

24 fev 2012, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Live

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Evandro Harenza.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando