Apucarana envia ofício à Embaixada da Ucrânia no Brasil e oferece abrigo para possíveis refugiados
Apucarana, norte do Paraná, informou que se colocou à disposição para receber possíveis refugiados da Ucrânia, após invasão da Rússia. O ofício foi encaminhado nesta sexta-feira (25) e assinado pelo prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (PSD), conhecido como Júnior da Femac.
A cidade atualmente abriga aproximadamente 20 mil descendentes de ucranianos, sendo a maior comunidade do norte do estado. O ofício ainda oferece auxílio nas ações humanitárias “ou no que mais a embaixada achar oportuno”.
“Nós conhecemos a força dessa povo, a beleza da cultura ucraniana. Não concordamos com as agressões que estão sendo feitas”,
informou o prefeito de Apucarana.
O anúncio foi feito na Paróquia Divino Espírito Santo, em que o pároco José Hadada, pediu intercessão de Deus pelo fim da guerra junto os pioneiros de Apucarana e descendentes ucranianos.
“Diálogo e paz, é isso o que nós queremos”,
concluiu Júnior da Femac.
Na quinta-feira (24), forças russas invadiram a Ucrânia em um ataque por terra, mar e ar, após declaração de guerra de Putin, no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente da Rússia afirma que Ucrânia é um Estado ilegítimo.