Arcebispo Emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti diz ter sido proibido de rezar missas na cidade

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 13 jan 2022, às 12h15. Atualizado às 12h17.

Um áudio de quase cinco minutos divulgado em uma página do Facebook revelou que o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maringá, Dom Anuar Battisti estaria proibido de realizar missas na cidade. De acordo com as normas da Igreja Católica, o arcebispo atual do local precisa autorizar a celebração de missas de um padre ou bispo que viva em outro território arquidiocesano.

Na mensagem de voz que teria sido gravada pelo próprio Dom Anuar, ele relata que a proibição teria partido do atual Arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, e que desconhece os motivos, já que relata manter uma boa relação com ele.

Dom Anuar revela que, em um acordo entre eles no ano de 2021, ficou combinado de que o Arcebispo Emérito comunicasse Dom Severino quando viesse a Maringá e que poderia rezar missas em que fosse convidado na cidade. Ele inclusive celebrou a missa de véspera de Nossa Senhora da Glória, na Catedral.

O áudio teria sido encaminhado a padres de Maringá e também revela que, além de ser proibido a realizar missas, também não pode se encontrar com os membros da Arquidiocese da cidade.

Confira o áudio na íntegra neste link.