AssistIR Vidas: projeto desenvolvido em Cascavel destina “imposto devido” para o município

Publicado em 12 maio 2021, às 10h15. Atualizado às 10h30.

A Secretaria de Assistência Social (Seaso) e Secretaria de Comunicação de Cascavel (Secom) ativaram o portal AssistIR Vidas em Cascavel, para auxiliar o cascavelense a direcionar a porcentagem do “imposto devido” da Receita Federal a entidades do munícipio. A hospedagem do site é mantido pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), com a parceria de outras entidades.

A plataforma possibilita, em apenas alguns cliques, o direcionamento para a destinação do dinheiro para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e o (FMDI) Fundo Municipal dos Direitos do Idoso doação. Além disso, no portal, é possível conhecer os projetos assistenciais, que estão em andamento no município.

“Em três cliques a pessoa já conhece os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo município e os que já estão em andamento. Além disso, a partir de agora, terá um banco de projetos, que a pessoa também poderá destinar o valor do Imposto de Renda que ele pagaria para Receita Federal, ele destina diretamente esse percentual que é possível para programas.”

detalhou Jeferson Lobo, secretário de comunicação de Cascavel.

A legislação permite que até 6% do imposto seja convertido em doação no momento da entrega da declaração, desde que você tenha optado pelo modelo completo de tributação.

Para que a doação seja realizada, é necessário avisar o contador. O pagamento pode ser realizado por pessoa física ou jurídica.

Segundo o governo municipal, Cascavel tem condições de arrecadar R$ 19 milhões. No entanto, apenas R$ 297 mil chegaram para os projetos em 2019.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina no dia 31 de maio.

Desenvolvimento constante

Conseguir o resultado efetivo de comunicação é um desafio de toda instituição ou órgão de imprensa, mas ter uma secretaria de comunicação dentro de um órgão público que traga informação com qualidade e credibilidade para alcançar diversos públicos é o diferencial dentro de uma cidade.

Foi dessa maneira, que Cascavel, por meio Secretaria de Comunicação conseguiu alcançar não só os meios de comunicação do munícipio, mas também todos os cascavelenses. Além de contribuir para a informação, a Secom também faz outra ponte, a de soluções para demandas públicas.

Dentre os programas desenvolvidos, está o Território EfiCiência, que trabalha diretamente com a Secretaria de Saúde (Sesau), que tem como foco o estudo amplo científico sobre o comportamento do Coronavírus, em Cascavel. As ações começaram no Bairro Riviera, região Norte de Cascavel.

“A pesquisa no Riviera também foi a solução da Secretaria de Comunicação, com a parceria de uma empresa de desenvolvimento. Com mais de 70 perguntas no levantamento, já temos tabulados os dados dos moradores, e se pessoa está em vulnerabilidade ou não”,

explica Lobo.

Um dos primeiros projetos desenvolvidos foi o paticipacascavel.com.br. A plataforma foi montada, no começo da pandemia, ainda em 2020, juntamente com a Secretaria de Planejamento, para discutir o orçamento participativo, que era realizado presencialmente.

“Todas as demandas que o município tinha para resolver foram tabuladas, para poder decidir o orçamento. Para nossa surpresa, houve mais participação online, do que presencialmente”, afirma lobo.

Atualmente, o Participa Cascavel foi remodelado e funciona dentro do Portal do Município.

O site Fato ou FaKe também foi outra solução encontrada pela Secretaria de Comunicação, com o objetivo de informar e trazer transparência a população, diante das várias notícias falsas que circulam em relação a Pandemia de Covid-19.

Modelo

A Secretaria de Comunicação de Cascavel se tornou um espelho para outros municípios da região, quando o assunto é de comunicação. Atuando no site do município, em plataformas fora do portal de transparência e mídias sociais, a Secom trouxe tecnologia e velocidade para o município.

“Desde novembro de 2018 a secretaria passa por ajustes, que se iniciam com a ativação de um núcleo de marketing, entendido como uma House de criação e de produção de filmes. A compreensão de que estratégias de Inbound Marketing turbinariam a geração de tráfego e consumo de conteúdo, projetaram exponencialmente a audiência que se consolidou”, pontuou o secretário.

Além de todas as plataformas atualizadas recorrentemente pelos comunicadores, a secretaria é responsável pelo atendimento e direcionamento de entrevista para a imprensa local, regional e nacional.