Athletico tentará manter retrospecto positivo contra o Sport, na Arena da Baixada

Publicado em 3 set 2021, às 13h58. Atualizado às 13h57.

Com cinco derrotas seguidas na Série A, o Athletico tem um motivo a mais para acreditar que a má fase na competição irá acabar neste domingo (05), às 18h15, contra o Sport, na Arena da Baixada, pela 19ª rodada. É que jogar em casa, contra o adversário, é sinônimo de sucesso para o Furacão.

Até hoje, as equipes se enfrentaram 39 vezes na história, em partidas válidas pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O Leão da Ilha leva pequena vantagem, com 13 vitórias, contra 12 triunfos do Furacão. Ainda houveram outros 14 empates.

Entretanto, em Curitiba, o retrospecto é amplamente favorável ao Athletico, que venceu onze dos dezenove jogos disputados. Foram outros seis empates e apenas duas vitórias do Sport, a última há sete anos.

Já faz tempo

A última vez que o Leão da Ilha saiu da Arena da Baixada com os três pontos foi em 2014, pela 34ª rodada da Série A, no dia 16 de novembro de 2014. Na ocasião, Diego Souza marcou um belo gol de voleio, que deu à vitória por 1 a 0 aos pernambucanos.

(Créditos: Premiere)

O outro revés do Athletico, para o rival, em seus domínios, foi pela segunda fase da Copa do Brasil de 2003, no dia 19/03/03. Na ocasião, Ilildo, Cleber e Valdir Papel marcaram os gols do Leão da Ilha. Ilan fez os dois gols do Furacão. No jogo de volta, uma semana depois, o time pernambucano venceu por 1 a 0, na Ilha do Retiro e se classificou.

Último confronto

No último encontro entre as equipes, válido pela última rodada da Série A de 2020, o Athletico levou a melhor e venceu por 2 a 0, gols marcados pelos meias Nikão e Léo Cittadini.

Na ocasião, o triunfo serviu para deixar o Furacão em nono lugar na classificação, garantindo um lugar diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, sem a necessidade de disputar as duas primeiras fases.

Provável escalação

Para a partida, o técnico António Oliveira segue sem poder contar com o zagueiro Lucas Halter e com o atacante Matheus Babi, que lesionados, só voltam a atuar ano que vem.

Além deles, o comandante do Athletico não poderá contar com o goleiro Santos e com o meia David Terans, que estão com a Seleção Brasileira e Uruguaia, respectivamente, para à disputa das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

Em compensação, o zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão na derrota contra o Palmeiras, retorna a equipe, assim como os titulares, que foram poupados no empate contra o FC Cascavel, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Paranaense.

Com isso, uma provável escalação tem: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Léo Cittadini; Nikão, Jader e Guilherme Bissoli.

Athletico e Sport se enfrentam neste domingo (05), às 18h15, na Arena da Baixada, pela 19ª rodada da Série A. O Furacão é nono colocado, com 23 pontos. Já o Leão da Ilha, é o penúltimo, com apenas 16 pontos.