Aumenta a quantidade de locais próprios para banho nas praias do PR

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (9) o oitavo boletim de balneabilidade da temporada. É monitorada a qualidade da água em 68 pontos no mar, rios, córregos e represas do Paraná que mais recebem pessoas nesta época. São 49 locais no litoral e 19 no interior. O monitoramento ambiental é feito de acordo com a legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

No interior, os pontos acompanhados pelos técnicos da instituição permanecem 100% próprios para banho. No litoral, os índices apontam para uma melhoria na qualidade da água. Dos 98 quilômetros da costa, 95,6 podem ser usados pelos veranistas. Na semana passada, 92 quilômetros estavam próprios para banho.

O IAP alerta para que as pessoas respeitem a sinalização e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher onde vão se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conama, vindos principalmente de esgoto clandestino. A bandeira azul indica que a água pode ser aproveitada para o banho de veranistas.

Também é importante que os turistas procurem se instalar em casas e hotéis que estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto.

10 fev 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando