Aumenta procura por vacinas em mais de 800% na época de Carnaval
Carnaval é época de folia, marchinha, bloquinho. E, no Brasil, a época é também de vacinação. Quem diz isso é a plataforma Consulta Remédios, que realizou um levantamento durante o Carnaval de 2019 e revelou que o crescimento pela busca de vacinas no site cresceu 841,64%. Entre as vacinas mais procuradas estão sarampo, gripe e meningite. Esta última apresentou um crescimento de 6.915% durante o Carnaval do ano passado.
“O Carnaval é uma época bem específica, quando há o aumento na busca por medicamentos bem específicos, como pílulas do dia seguinte, por exemplo. Esse aumento considerável na busca por vacinas pode acontecer por inúmeros motivos, um deles é a chegada de um grande número de turistas no Brasil, inclusive de países que possuem alta taxa de sarampo, por exemplo, como é o caso da Europa. Além disso, a preocupação com o coronavírus – que ainda não possui vacina disponível – também acende o alerta da população para outras doenças transmissíveis. Normalmente esses surtos fazem com que as pessoas estejam mais ligadas nos cuidados com a saúde”, explica Francielle Mathias, Doutora em Farmacologia e farmacêutica responsável do Consulta Remédios.
O crescimento da busca de vacinas contra meningites A e C em 2019 surgiu em decorrência de um surto da doença que chegou a causar inclusive a morte do neto de 7 anos do ex-presidente Lula, mas a farmacêutica responsável do CR alerta para os perigos da doença em época de Carnaval também. “Essa é uma doença que ainda mata, muito pela desinformação e muito pela ausência da vacinação. E uma das maneiras de contraí-la é através das vias respiratórias, gotículas e secreções de nariz e garganta. Por isso, locais com muita aglomeração de pessoas pode facilitar a transmissão da doença”, explica Francielle.
Categorias mais buscadas no Carnaval
Além das vacinas mais procuradas durante o Carnaval, a pesquisa do Consulta Remédios mostrou um crescimento na busca de pílulas do dia seguinte, que tiveram um aumento de 22,47%, antissépticos, com cerca de 22,11% a mais de buscas e medicamentos para infecção urinária, com um acréscimo de 8,36% na procura.
“O aumento na busca desses medicamentos indica um comportamento bem específico de época de Carnaval. Dentro da plataforma do Consulta Remédios, é possível, através dos cerca de 1 milhão de acessos diários, identificar comportamentos específicos, e achamos interessante rastrear essa época de folia, que é um momento significativo na cultura brasileira”, explicou Rafael Simões, diretor de operações do Consulta Remédios.
Cuidados em época de Carnaval
Não é só de alegria que vive um folião. Por isso, a doutora Francielle listou alguns cuidados para se ter durante o Carnaval. Confira:
- Esteja com o calendário de vacinação em dia: muitas doenças infecciosas podem ser evitadas se o calendário de vacinas estiver atualizado. Meningite e sarampo são algumas delas e têm alto níveis de transmissão em agrupamentos de pessoas.
- Pratique sexo seguro: não é preciso nem falar que a utilização de camisinha é fundamental. Doenças como sífilis, gonorreia, HIV podem ser evitadas com o simples uso de preservativo. Além disso, abusar de pílulas do dia seguinte pode ser prejudicial à saúde.
- Cuidado com a doença do beijo: muita gente aproveita os bloquinhos e a folia para conhecer novas pessoas. No entanto, doenças como herpes, mononucleose podem ser transmitidas pelo beijo, por isso, atenção!
- Cuidado com a quantidade de álcool consumida: os problemas que o álcool traz já são velhos conhecidos da população. No entanto, no Carnaval, muitas pessoas costumam exagerar na dose. É aí que mora o perigo. Além de riscos físicos, esse abuso pode trazer diversos malefícios para o corpo.
- Tome água: calor, bebida, agitação. Tudo isso pede água. E um corpo desidratado pode sofrer muito com tudo isso.
Serviços:
- www.consultaremedios.com.br
- App para Android https://goo.gl/bchW8u
- App para iOS: https://goo.gl/pJ1JRY