Projeto prevê troca nome da Av. República Argentina para Av. Jaime Lerner, em Curitiba
O vereador de Curitiba, Professor Euler, protocolou na Câmara Municipal de Curitiba, nesta quinta-feira (27), um projeto de lei solicitando a troca no nome da Avenida República Argentina para Avenida Jaime Lerner.
Segundo o protocolo, a substituição se dá em razão da importância de Jaime Lerner para a capital paranaenses. O arquiteto e urbanista foi o responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1965, participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade.
Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: nos períodos de 1971/75, de 1979/83 e de 1989/92. Aliou a sua formação como arquiteto ao aspecto político, e logo na primeira gestão implantou na cidade o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, primeira gestão implantou na cidade o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que é referência mundial pela eficiência e qualidade.
- Veja também: Morte de Jaime Lerner repercute na mídia internacional
- Veja também: “Lerner deixa um grande legado para o Ippuc”, diz Jamur; veja depoimentos de ex-presidentes
- Veja também: Ratinho Junior decreta luto oficial e manifesta pesar pela morte do ex-governador Jaime Lerner
- Veja também: Curitiba decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Jaime Lerner
Na segunda gestão, intensificou programas na área social, colocando Curitiba como a cidade com um dos maiores índices de qualidade de vida. Seu destaque na vida política era imenso, que foi eleito governador do Estado do Paraná em 1994 e reeleito em 1998.
Seu mandato marcado por enormes transformações no Estado, principalmente trazendo ao Paraná políticas de investimentos na monta de US$20 bilhões, durante o período de 1995/2001. Em julho de 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).