Bebê que nasceu de 21 semanas entra para o Guinness Book como o mais prematuro do mundo

por Caroline Maltaca
com informações do The Mirror e supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 11 nov 2021, às 18h12.

O pequeno americano Curtis Means, hoje com um ano e quatro meses, entrou para o Guinness World Records 2021 após ter sido um verdadeiro milagre. O bebê sobreviveu mesmo tendo nascido com apenas 21 semanas de vida e pesando um pouco menos de meio quilo. Curtis nasceu no Alabama, nos Estados Unidos, no dia 5 de julho de 2020, ao lado de seu irmão gêmeo, que não resistiu um dia após o nascimento, devido as condições.

De acordo com as informações apuradas pelo jornal The Mirror, a criança bateu o recorde mundial anterior apenas pela diferença de um dia. Richard Hutchinson, também dos EUA, nasceu com 21 semanas de gestação, no dia 2 de junho de 2020, mas por ter nascido ficado um dia a mais na barriga da mãe, perdeu o posto para Curtis.

Luta da família

De acordo com o The Mirror, Michelle Butler, mãe do menino milagroso, correu para chegar ao hospital depois de entrar em trabalho de parto no dia 4 de julho de 2020, em meio às comemorações do Dia da Independência. Enquanto o normal é que essa cena ocorra na 40° semana, Michelle estava apenas na 21° semana, ou seja, um pouco mais da metade da gestação.

Acompanhada do medo, a família se dirigiu ao hospital e no dia 5, Curtis e C’Asya nasceram. Por sorte, Curtis sobreviveu, apesar das adversidades.

Foto: Guinness World Records

O médico responsável pelo parto dos gêmeos, Brian Sims, disse que estatisticamente, crianças nascidas tão jovens praticamente não tinham chance de sobreviver e em um comunicado da Universidade do Alabama em Birmingham, Sims afirmou que os médicos geralmente aconselham “cuidado compassivo” em situações de partos prematuros extremos como este.

Apesar de acreditarem pelo fim trágico, a equipe foi surpreendida positivamente, pois Curtis ficava mais forte a cada dia e estava prosperando, informou o médico à BBC. Ele recebeu ajuda de terapeutas para aprender a respirar e a usar a boca para comer e, após 274 dias, acabou sendo retirado do respirador e recebeu alta do hospital.

Foto: Guinness World Records

“Tenho feito isso há quase 20 anos, mas nunca vi um bebê tão jovem ser tão forte quanto ele”,

afirmou o médico.

Saudável

Apesar dos riscos que uma gestação prematura pode gerar ao bebê, Curtis Means é um menino saudável. O único porém, é que por enquanto, ele ainda precisa de oxigênio suplementar e um tubo de alimentação.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.