Os brasileiros carregam uma responsabilidade de outro mundo: escolher os nomes que serão dados à um planeta e uma estrela fora do nosso sistema solar. Trata-se de uma iniciativa especial promovida pela União Astronômica Internacional (UAI) em comemoração a seus 100 anos de existência.
Assim, a ação NomeieExoMundos permitirá que cada país ligado à UAI prepare opções diversas de nomes para dar a um sistema. Essas opções estão disponíveis online pelo site oficial da ação, e poderão ser votadas pela população. A votação encerra nesta segunda-feira (04).
Opções disponíveis remetem à cultura brasileira
De acordo com as regras estabelecidas para a votação, para nomear o sistema, todos os nomes incluídos na lista devem ter ligação com a cultura indígena brasileira, a cultura afrobrasileira ou com a literatura nacional.
Dessa forma, os nomes que serão dados ao planeta e à estrela irão representar o Brasil de forma plena. Confira as opções disponíveis:
- Arara e Sabiá
- Caipora e Curupira
- Capitu e Bentinho
- Capoeira e Berimbau
- Ceci e Peri
- Congada e Atabaque
- Dandara e Zumbi
- Diadorim e Riobaldo
- Emília e Visconde
- Guaraci e Tupã
- Iara e Saci
- Muiraquitã e Macunaíma
- Quilombo e Palmares
- Tupi e Guarani
Planeta escolhido pode ser visto por telescópio amador
O sistema escolhido para ser nomeado pelo Brasil pertence à estrela HD 23079, que faz parte da constelação Reticulum. Assim, o planeta que orbita a estrela é um gigante gasoso que pode ser observado por um telescópio amador. Ou seja – não precisa ser astrônomo para ver o planeta.
Além disso, o planeta 23079 b possui uma impressionante massa que chega a ser 2,45 vezes maior do que a de Júpiter – maior planeta do nosso sistema solar. Já a estrela orbitada é pouco maior que o nosso Sol, com 1,03 massas solares.
A votação encerra às 23:59 da segunda-feira (04). Por fim, em dezembro, uma lista final com os três pares de nomes mais votados será apresentada à IAU.