BRASÍLIA (Reuters) – O número de novos casos de coronavírus registrados no Brasil deu um salto neste sábado, somando 150.106, com os dados inflados pela computação de 92.614 casos antigos da doença no Rio de Janeiro cujas notificações ficaram represadas desde o ano passado, informou o Ministério da Saúde.
O número de novas mortes por Covid-19 somou 935.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) afirmou que precisou ajustar sua base de dados após mudanças definidas pelo ministério no sistema federal para notificação de casos de Covid.
“A SES reforça que não se trata de casos ocorridos nas últimas 24h, mas (de casos) que não estavam sendo visualizados devido à alteração do sistema federal. Desses registros, 62% correspondem ao ano de 2021”, disse a secretaria.
O ministério informou, ainda, que as novas notificações de casos e mortes registradas neste sábado pelos Estados do Rio e de São Paulo abarcam as últimas 48 horas.
O Rio de Janeiro registrou neste sábado um total de 105.700 novos casos –que englobam os 92,6 mil represados– e 371 mortes. Na quinta-feira, último dia em que os dados haviam sido atualizados, foram notificados 997 casos pelo Estado e 177 mortes.
São Paulo, Estado com o maior número de casos e óbitos pela Covid, registrou 25.034 novos casos neste sábado.
O governo federal ainda reporta 359.523 pacientes de
Covid-19 em acompanhamento.
(Por Isabel Versiani e Rodrigo Viga Gaier)